Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Concerto Memorável em Caminha

A Igreja Matriz de Caminha encheu-se de público no passado sábado, dia 7 de Dezembro à noite, para apreciar um excelente Concerto de Natal.

 

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Caminha e do Orfeão de Vila Praia de Âncora teve como ponto alto a apresentação da “Glória RV 589”, de A. Vivaldi, que envolveu o Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Coral de Santa Joana – Aveiro, as solistas Ana Beatriz Sousa e Joana Baptista e a Orquestra ARS Lusitanae, sob a direção do maestro Rafael Araújo.

 

PUB

Uma apresentação que foi muito aplaudida e mereceu rasgados elogios da assistência (que mereceu um “encore”) e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Guilherme Lagido, que felicitou todos os intérpretes.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Numa primeira parte o Orfeão de Vila Praia de Âncora, sob a direção do maestro Francisco Presa apresentou duas peças de Natal – Christmas Lullby (John Rutter), com acompanhamento a órgão pela Andreia Antunes e O Menino nas Palhas (Fernando Lopes Graça).

 

PUB

O Coral de Santa Joana – Aveiro, sob a direção do maestro Rafael Araújo, presentou também duas peças  – Come in and stay a while (Rhonda Polay) e Correi Pastorinhos (tradicional de Arouca com arranjo de Fernando Valente).

 

PUB

Seguidamente os dois Coros apresentaram em conjunto Canticorum Jubilo” (G.F. Handel), Ave Verum Corpus (Mozart), Laudate Dominum (Mozart) com solo de Joana Pereira, Tollite hóstias (C.Saint Saens) e Jesus Bleite mein Freude (Bach).

 

A terminar cantou-se a tradicional Canção de Natal Noite Feliz que envolveu toda a assistência:

“Noite Feliz! Noite Feliz!/O Senhor, Deus de Amor/Pobrezinho, nasceu em Belém./Eis na lapa Jesus, nosso Bem./Dorme em paz, ó Jesus!/ Dorme em paz, ó Jesus!”.

PUB

Esta canção é das mais lindas Canções de Natal, tendo nascido na aldeia austríaca de Oberndorf, nas montanhas do Tirol, sendo seus autores Joseph Mohr (letra) e Franz Xavier-Gruber (música).

 

Canção que tem uma história muito curiosa: Na aldeia de Oberndorf ouvia-se a melhor música nas missas da meia noite. Nas vésperas do Natal de 1818, os ratos tinham estragado o órgão da igreja e era necessário encontrar uma alternativa.

O Padre Joseph Mohr compôs entretanto uma canção para ser entoada pelo coro de crianças da igreja e foi acompanhada à viola pelo próprio padre.

Foi assim que nasceu Noite Feliz hoje entoada em todo o mundo na época natalícia.

 

 

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas