Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

DUAS DEZENAS DE PLÁTANOS EM RISCO DE SEREM ABATIDAS PARA CONSTRUIR UMA ROTUNDA!

Contestação ao derrube de plátanos

A autarquia vianense vai abater cerca de vinte árvores (plátanos) de grande porte, das cerca de 2 centenas existentes na Estrada do Cabedelo, Darque, com o objetivo de construir uma nova rotunda, no âmbito da empreitada de construção dos novos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo.

Para compensar o impacto do derrube destas árvores, perante a contestação popular, alega que em sua substituição irão plantar 200 árvores resinosas e folhosas autóctones com grande capacidade de reserva de carbono, como é o caso do Pinheiro-bravo e do Sobreiro nos próximos dois anos em várias áreas do Cabedelo.

A Associação de Moradores do Cabedelo, em Viana do Castelo, convocou uma manifestação marcada para a passada segunda-feira de manhã, junto à Capela da Nossa Senhora das Areias, para tentar travar o abate numa avenida que liga a EN13 à praia e à zona habitacional daquela localidade.

A empreitada foi anunciada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sexta-feira, para ser iniciada 3 dias depois e está a provocar uma onda de contestação nas redes sociais. Deu também origem ao lançamento de uma petição online, tendo como destinatário o presidente da Câmara Municipal.

PUB

A Associação convocou uma manifestação de contestação para a Avenida do Cabedelo pois considera que o abate dos plátanos “decorre da deficiente execução e planeamento das obras do acesso ao porto de mar de Viana do Castelo” e que “existem soluções técnicas alternativas de acesso, sem necessidade de colocar em causa o referido património natural”, causando um “ dano irreversível”.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

ACÇÃO CAUTELAR EMBARGOU O ABATE

PUB

 

“O objetivo desta acção, que orçará cerca de 30 mil euros, é repor, mas também reforçar, a capacidade de sequestro de CO2 naquele território e contribuir também para a melhoria do aspecto cénico, conforto climático e dos locais que podem ser usufruídos”, afirma a Câmara, referindo que a construção da nova rotunda “irá permitir o acesso à nova via com 8,8 quilómetros de extensão a ligar a A28 ao Porto de Viana do Castelo em São Romão de Neiva, com duas faixas de rodagem de 3,5 metros de largura”. Acrescenta, ainda. que a nova via tem por objetivo “descongestionar as vias urbanas do tráfego de veículos pesados, retirando da antiga EN 13 e do interior da freguesia de Darque o tráfego de pesados de e para o Porto de Mar”.

O presidente da Junta de Freguesia de Darque também está contra o abate  e defende “existirem alternativas para a construção dos acessos ao porto de mar”.

Augusto Silva adiantou que “há várias soluções que podem ser contempladas para evitar um atentado” na avenida do Cabedelo, onde hoje deveria ter sido iniciada a última fase da empreitada.

PUB

“Enquanto a obra não está feita estamos sempre a tempo. Depois das coisas estarem concretizadas é mais difícil e muito mais dispendioso”, justificou o autarca, apontando como alternativas “a continuação da estrada até ao rio Lima, com uma inflexão à esquerda até à entrada do porto de mar, a construção de uma passagem aérea sobre a avenida, passando à altura da copa das árvores ou ainda a passagem da nova via pelo meio de uma urbanização situada nas proximidades, com entrada directa no porto de mar”. “Neste local é um atentado, não só pelo abate das árvores como também pelo trânsito que vai continuar a existir nesta zona”, concluiu.

VEREADORES DO PSD E CDU REQUERERAM REUNIÃO EXTRAORDINÁDIA DA CM

Entretanto, o Tribunal Judicial aceitou uma Acção Cautelar interposta pela Associação de Moradores, ordenado o embargo até haver uma decisão judicial definitiva. Apesar disso, uma técnica da autarquia, presente no local previsto para o abate, insistiu nas directrizes da autarquia presidida por José Maria Costa, o que terá alterado alguns ânimos, recuando depois na decisão face a informações da PSP que teve uma postura relevante ao evitar situações de conflito.

Por outro lado, os vereadores do PSD e da CDU na Câmara Municipal subscreveram conjuntamente um requerimento para agendamento de uma reunião Extraordinária do Executivo – que será esta 6ª feira -,  justificando que o abate dos plátanos nunca foi discutido no plenário na altura em que foram postos ao corrente das obras de acesso ao porto de mar.

SOLIDARIEDADE QUE CHEGA DA GALIZA

https://www.facebook.com/1684035405208327/posts/2746953168916540/?sfnsn=mo&extid=8breCoK8N8LQHmzs

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas