Estreia nacional ‘descobri-quê?’, proposto pelo Teatro Nacional D. Maria II

É já, este sábado, pelas 21h30 e com entrada livre, que tem estreia nacional no Centro Cultural de Paredes de Coura a peça ‘descobri-quê?’, proposto pela Teatro Nacional D. Maria II no âmbito da iniciativa Odisseia Nacional, que este ano percorre todos os cantos do país enquanto aquele histórico equipamento cultural sediado no Rossio, em Lisboa, se encontra encerrado para obras de requalificação.

Após residência artística em Coura desde 5 de março, os criadores da Estrutura, Cátia Pinheiro e José Nunes, juntamente com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro trazem ‘descobri-quê?’, espetáculo orientado para um público juvenil, com apresentação para a comunidade educativa esta sexta-feira, dia 17 de março, e apresentação para o público em geral no sábado, dia 18, com a presença de Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

Descobri-quê? é um espetáculo que pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português.

 

Viagem por mim Terra

Ainda no âmbito dos trabalhos da Odisseia Nacional em Paredes de Coura, e inserido no Programa ATOS, tem lugar esta sexta-feira, dia 17, pelas 18h00, a apresentação pública informal de ‘Viagem Por Mim Terra’, uma criação de Venâncio Calisto com os atores das Comédias do Minho.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O programa ATOS insere-se na grande premissa do Odisseia Nacional, que é pensar o território português através da arte teatral. O programa ATOS em parceria com a Fundação Gulbenkian surge com este objetivo, convocando comunidades, estruturas artísticas, instituições locais e nacionais, a criarem projetos que partam dos lugares, os ativem e os coloquem em relação. “da sua diversidade”.

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
redacao@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Coura

Junte-se a nós todas as semanas