Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

ETAP – Escola Profissional festejou os 30 anos de integração de Portugal na União Europeia

A ETAP – Escola Profissional, numa iniciativa do Clube Europeu deste estabelecimento de ensino, assinalou os 60 anos da assinatura dos Tratado de Roma com a iniciativa “Semana da Europa”.

Esta semana, este ano mais longa, decorre de 3 a 31 de maio e tem várias atividades, conferências, eventos, concerto e cinema em colaboração com diferentes organizações como o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Parlamento Europeu, Centro Europe Direct Ponte de Lima, Universidade Católica (Porto), Espaço Europa, Grupo Local da Amnistia Internacional, Ao Norte. Câmara Municipal de Viana do Castelo e Comunidade Intermunicipal do Alto-Minho.

Esta atividade dedicada aos temas europeus e à sua importância nos modelos de desenvolvimento da cidade de Viana do Castelo e da nossa região pretendeu ainda reafirmar os princípios fundadores da história da União Europeia. Esta iniciativa decorreu também no âmbito da ETAP como Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.

Importa recordar que os valores trabalhados este ano nestas comemorações foram os da solidariedade, voluntariado e a paz.

PUB

“Portugal é um bom exemplo de integração dos Refugiados” (Dra. Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade).

De forma sucinta podemos referir que as comemorações dos 60 anos dos Tratados de Roma tiveram início no dia 3 de maio sendo inauguradas pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade do XXI Governo de Portugal (Drª Catarina Marcelino) que falou sobre as respostas encontradas pela União Europeia e pelos seus Estados-membros em relação à atual crise dos refugiados.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 A Dra. Catarina Marcelino investiu na sua intervenção na necessidade da defesa dos valores da solidariedade, da paz e da dignidade humana numa Europa que não pode, nem deve ficar imóvel ao que se passa à sua volta. Fez ainda o balanço da situação dos refugiados em Portugal e dos êxitos que se têm conseguido na sua integração.

 

PUB

O Corpo Europeu de Solidariedade

No dia 5 de maio a ETAP – Escola Profissional recebeu em festa os alunos e professores do Instituto de Enseñanza Secundária de San Clemente (IES San Clemente, Santiago de Compostela) que em conjunto se uniram num pedypaper que percorreu as artérias da cidade de Viana do Castelo permitindo aos participantes conhecer as instituições vianenses que se dedicam a ações solidárias. Esta atividade, em que os diferentes grupos de alunos dos dois estabelecimentos de ensino empunharam as bandeiras dos países da UE, contou com o apoio da Cáritas de Viana do Castelo, da Cruz Vermelha, Santa Casa da Misericórdia de Viana, do GAF e da Amnistia Internacional e foi organizada com o apoio do Centro Europe Direct de Ponte de Lima.

No final do Pedypaper, os alunos tiveram ainda a oportunidade de ouvir, na primeira pessoa a Dra. Mariana Barbosa (docente da Universidade Católica Portuguesa) que veio partilhar a sua experiência nos campos de refugiados muito particularmente em Lesbos. A sua intervenção permitiu aos alunos contactarem com o espírito solidário dos jovens europeus e o drama dos jovens refugiados.

PUB

A conversa deu o mote à intervenção do Engenheiro Abraão Veloso (Centro Europe Direct) que aproveitou para convidar os alunos a conhecerem o Corpo Europeu de Solidariedade pedindo ainda que não tenham receio de se tornarem voluntários nas causas sociais. “O Corpo Europeu de Solidariedade” (Abraão Veloso, Centro Europe Direct de Ponte de Lima).

Da parte da tarde, os alunos tiveram ainda a oportunidade de ouvir antigos alunos deste estabelecimento de ensino cujo sucesso profissional ficou indelevelmente ligado à União Europeia através do Programa Erasmus.

 

“Acima de tudo está o respeito pela dignidade humana” (Dr. Fábio Carvalho, Diretor do Serviço) de Apoio Espiritual e Religioso da ULSAM)

PUB

Convidado a falar sobre o diálogo inter-religioso na Europa, o Dr. Fábio Carvalho, aproveitou a oportunidade para recentrar os alunos no essencial da vida em sociedade: o respeito pela dignidade humana.

Para este orador só é possível dialogar se houver paz e referiu que, em Portugal, existe um excelente diálogo inter-religioso e que a maioria dos conflitos que nos rodeiam servem-se da religião como desculpa. Afirmou que perante os conflitos que se dizem religiosos se tem assistido a uma resposta dos diferentes líderes religiosos de manifestação e apelo à paz.

Aproveitou também esta oportunidade para se referir ao Serviço de Apoio Espiritual e Religioso da ULSAM do qual é coordenador como um exemplo de diálogo e entendimento pacífico entre as diferentes religiões e crenças realçando a importância do valor da vida e da dignidade da pessoa humana.

 

“Não seria possível este desenvolvimento sem a solidariedade da União Europeia” (Dra. Manuela Passos Silva, Câmara Municipal de Viana do Castelo)

Durante a cerimónia do hastear das bandeiras para assinalar o dia da Europa (9 de maio), cerimónia que decorreu na Praça da República de Viana do Castelo a Dra. Manuela Passos Silva, em representação da Câmara Municipal da cidade enumerou um conjunto de investimentos que ao longo dos últimos trinta anos mudaram a cidade de Viana do Castelo e a vida dos seus habitantes.

Constatou que tudo isto não seria possível sem a solidariedade europeia através de programas de apoio próprios que constituem os fundos de coesão. Garantiu que hoje somos um país melhor e mais moderno graças ao espírito fundador dos signatários dos Tratados de Roma que estavam empenhados em afastar a guerra da Europa através da promoção do desenvolvimento económico e social promovido por políticas comuns e solidárias.

“É preciso que a Europa e Portugal continuem a apostar na capacidade dos jovens através da formação profissional” (Dr. José Luís Presa, Diretor da ETAP – Escola Profissional)

Para o Diretor da ETAP – Escola Profissional, Dr. José Luís Presa, a formação profissional foi e continua a ser uma das apostas mais conseguidas do projeto europeu engrandecido pelo Programa Erasmus + do qual já beneficiaram uma centena de alunos deste estabelecimento de ensino.

Formar alunos mais competentes, mais competitivos e com uma visão mais global do mercado de trabalho é agora mais possível e alcançável graças à União Europeia. Mais formação, mais economia e melhor sociedade.

Para o Diretor da ETAP é preciso que a Europa e Portugal continuem a apostar na capacidade dos jovens dando-lhes a formação profissional mais adequada às exigências do mundo atual.

 

“Sou um europeísta convicto. O meu partido é europeísta” (Dr. Miguel Viegas, Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde)

Convidado para falar sobre os desafios e as oportunidades que se colocam à União Europeia como o Brexit, a crise dos refugiados e a nova América e o que este mundo representa numa lógica de um Portugal integrado na União Europeia, o Eurodeputado Miguel Viegas, começou por afirmar a “importância de discutir a UE em democracia: o maior desafio é suscitar a reflexão. Não se deve aceitar a ideia do outro sem antes fazer uma reflexão crítica.”

Sobre os ganhos e perdas resultantes da integração portuguesa na UE, o eurodeputado garante que “a UE tem vantagens e desvantagens: quando é muito grande pode ter mais desvantagens que vantagens. É o problema da zona ótima.”

Criticou ainda “o modelo de integração europeia que é a causa principal dos problemas atuais. O modelo de integração escolhido é um modelo de mercado. Logo, o valor supremo para gerir a UE são as leis do mercado. Este modelo colide com a diversidade cultural e social da UE ao contrário dos EUA. A UE tem 500 milhões de cidadãos, até que ponto as pessoas se sentem identificadas com os governos em termos europeus?”

Este Eurodeputado afirmou que é um europeísta convicto bem como o seu partido e referiu que, graças aos valores da democracia vigentes na EU, é possível que outros partidos, como o seu, possam apresentar o seu modelo de desenvolvimento para a Europa. Garantiu que a diferença entre o seu partido e outros não é ser a favor ou contra a UE mas sim o modelo de desenvolvimento que a Europa deve seguir. Chegou mesmo a afirmar que Portugal não seria o que é se não fosse, mesmo assim, a solidariedade dos estados da união.

Para o futuro, Miguel Viegas, pensa que são necessárias boas ideias porque “as grandes ideias, são as que perduram no tempo, são as ideias mais simples”.

Concluiu a sua intervenção com um pedido para os jovens apostarem na sua formação e a estarem disponíveis para, se necessário, investirem em diferentes áreas de formação pois “a formação é fundamental para não cairmos nas malhas do desemprego. Quem tem mais formação está mais defendido para sobreviver nesta sociedade de mercado.”

 

“Não seria possível este nível de desenvolvimento e investimentos sem a UE” (Engenheiro Júlio Pereira, CIM Alto-Minho)

Na última conferência da semana o Secretário Executivo da CIM Alto – Minho, Eng. Júlio Pereira, conferenciou sobre “A coesão europeia: o caso de Viana do Castelo”.

A sua intervenção organizou-se em três pontos essenciais: num primeiro ponto, fez uma abordagem pedagógica sobre a CIM Alto – Minho explicando aos presentes o que era esta organização intermunicipal.

De seguida, elencou o trabalho feito pela CIM desde a sua existência tendo garantido que sem os fundos europeus não se teria conseguido fazer nem tão bem, nem tão rápido embora as pessoas pensem que leva sempre muito tempo.

Por último, fez uma breve caracterização do Alto – Minho na atualidade a vários níveis (sociais, demográficos, económicos, etc.) para apresentar os projetos da CIM para o futuro sempre a contar com a participação solidária da Europa.

Finalizou alertando os jovens para a importância de serem empreendedores e de criarem emprego para eles e para os outros dando assim oportunidade para fixar mais pessoas na nossa região e garantiu que a CIM pode ajudar quem quer investir na nossa terra.

As comemorações da Semana da Europa encerram no dia 31 de maio onde, até lá, está patente a exposição “Europa 60 anos: Paz, Democracia e Solidariedade”, no Espaço Linha Norte, Viana do Castelo.

 

“As comemorações da Europa deste ano foram as maiores de sempre para este clube” (Professor Pedro Ribeiro, Coordenador do Clube Europeu da ETAP)

Para o coordenador do Clube Europeu, professor Pedro Ribeiro, as comemorações da Europa deste ano foram as maiores de sempre para este clube. É necessário continuar a criar nos jovens a curiosidade sobre a UE e fazê-los compreender que o país em que vivem é hoje mais vasto do que aquilo que imaginam: a economia, a cultura, a gastronomia, a política…).

O professor agradece ainda a todas as instituições da cidade que colaboraram na organização destas comemorações nomeadamente a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a CIM Alto Minho, Ao Norte e Grupo Local da Amnistia Internacional.

 ETAP Escola Profissional 27 anos a qualificar profissionais

CAMINHA – SEDE:Rua Benemérito Joaquim Rosas, 4910-130 Caminha // 258 719 240 //caminha@etap.pt
VILA PRAIA DE ÂNCORA: Av. do Centro Cívico, 4910-431 Vila Praia de Âncora // 258 912 236 // vpancora@etap.pt
VILA NOVA DE CERVEIRA: Rua Costa Pereira, 4920-269 Vila Nova de Cerveira // 251 794 027 // vncerveira@etap.pt
VALENÇA: Edifício Europa, 3º piso, Rua Ibérico Nogueira, 4930-648 Valença // 251 823 460 // valenca@etap.pt
VIANA DO CASTELO: AI Minho – Campo Sra. da Agonia, 4900-360 Viana do Castelo // 258 845 401 // viana@etap.pt

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas