Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Lions Clube de Vila Praia de Âncora divulgou o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal e apresentou o autor Arq. João Albano Fernandes

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora, no âmbito do seu projeto Diálogos Lionísticos | Cultura realizou na Casa do Orfeão em Vila Praia de Âncora, no dia 28 de outubro de 2023, uma atividade ligada à divulgação do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal e apresentação do Livro premiado com o Prémio 2023 | Romance “O Lixo dos Outros” do Arquiteto João Albano Fernandes, editado pela Guerra e Paz, Editores, com o apoio da Fundação Lions de Portugal.

A abertura da sessão foi feita pelo Presidente do Clube, Manuel Amial, que saudou os presentes e justificou a iniciativa dizendo que ela servia a cultura, apoiava os autores e dava a conhecer as suas obras.

Na abertura dos trabalhos Isabel Moreira agradeceu o convite e falou da importância do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, instituído em 2011, e que conta com o apoio da Fundação Lions de Portugal, lembrando a “parceria feliz entre os Lions e a Guerra e Paz, assinada em 2019, que possibilita o vencedor do prémio ver a sua obra publicada”.

Sobre o Prémio disse destinar-se a premiar e publicar uma novela ou um romance de autores portugueses, tanto de autores estreantes como de autores já com obra publicada, com a condição de que sejam inéditos.

PUB

Foi concebido para servir a causa da leitura, os autores e a língua portuguesa.

É um Prémio que se enquadra nos objetivos da divulgação da cultura promovidos pelos Lions de Portugal que merece ser amplamente divulgado.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A edição de 2024 já está em fase de candidatura até 30 de novembro de 2023.

De seguida foi feita a apresentação do Autor e da Obra premiada em 2023 que esteve a cargo de Lucinda Fonseca.

PUB

Começou por falar da “honra inestimável” sentida por ter sido convidada para a apresentação, tendo de seguida apresentado o autor, João Albano Fernandes, nascido em Águeda em 1989, arquiteto de formação e de alguns prémios literários já arrecadados, nomeadamente o Prémio Jovens Criadores 2019, com o conto A Minha Primeira Corrida, o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho 2020 com a coletânea de contos Desafortunados, o Prémio Literário da Cordel d’Prata 2021, com o romance Uma Última Solidão e, finalmente, o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2023, com o romance O Lixo dos Outros.

Com o objetivo de enriquecer a apresentação, Lucinda Fonseca, abordou de seguida a importância da literatura na sociedade atual.

Começou por relevar o contributo do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, constatando que o Clube tem uma longa tradição de reconhecer e apoiar iniciativas literárias de excelência”, verificando “a importância que a comunidade envolvente consagra a esta vertente da cultura, sendo a apresentação do livro ‘O Lixo dos Outros’ mais um exemplo desse comprometimento do Clube com a cultura e a arte e, principalmente, um comprometimento permanente com a sua comunidade.

PUB

Ao falar sobre a importância da literatura na sociedade, Lucinda Fonseca disse que “é necessário reconhecer o papel que os escritores desempenham na construção do conhecimento, na formação de valores e na expressão artística”.

Centrando-se na essência do Livro “O Lixo dos Outros” referiu que “o autor presenteia os leitores com uma narrativa envolvente e emocionante, sendo capaz de nos cativar, desde as primeiras páginas (…) alinhavando uma história, comovedora e intrigante”, tendo por protagonistas o cantoneiro Florêncio, de 55 anos e a filha Mariana de 30 anos.

O autor João Albano Fernandes justificou o tema do romance, falou dos protagonistas pai e filha com profissões diferentes e turbulentas, das dificuldades sentidas pelos autores na publicação das suas obras, reconheceu a importância do Prémio recebido e agradeceu ao Lions Clube de Vila Praia de Âncora a oportunidade para divulgar a sua obra, seguindo-se um momento aberto ao debate, que foi muito vivo.

PUB

Aprovada declaração

No final da sessão promovida pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora na Casa do Orfeão em 28.10.2023, pela importância do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, das intervenções havidas e do debate realizado foi aprovada por unanimidade a seguinte DECLARAÇÃO:

  • Foi reconhecida a importância do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal no apoio aos autores, que tem o patrocínio da Fundação dos Lions de Portugal que atribui um prémio monetário de 2.500 euros ao vencedor e terá a sua obra publicada pela Guerra e Paz Editores, parceira dos Lions para esta iniciativa;
  • Este Prémio merece ser amplamente divulgado;
  • Os interessados em concorrer ao Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2024 devem enviar os seus exemplares, em pdf, até ao dia 30 de novembro de 2023, para o email prémioliterario@lionsclubes.pt ;
  • O regulamento do concurso está disponível nas páginas online do Lions de Portugal, da Guerra e Paz Editores e da Fundação dos Lions de Portugal;
  • O vencedor do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2023, Arq. João Albano Fernandes, foi felicitado pelo recebimento do Prémio, pela qualidade da obra publicada e incentivado a continuar a publicação de mais livros e foi agraciado pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora; e
  • Foi reconhecida a importância desta atividade cultural do Lions Clube de Vila Praia de Âncora na divulgação deste Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal e na promoção da cultura.

A Sessão de Encerramento contou com as intervenções do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Caminha, João Pinto, que elogiou o contributo do Lions Clube de Vila Praia de Âncora na difusão da cultura; e do Presidente da Fundação dos Lions de Portugal, António Maia Gomes, que felicitou o Clube por esta iniciativa e reiterou o apoio da Fundação a este Prémio Literário.

A encerrar a sessão o Presidente do Clube, Manuel Amial, agradeceu a “assistência generosa” do público, o “brilho das intervenções”, nomeadamente da moderadora Isabel Moreira e da apresentadora Lucinda Fonseca, entregou Diplomas de Reconhecimento aos intervenientes e um Diploma de Menção Honrosa ao autor João Albano Fernandes.

Como estava previsto seguiu-se uma sessão de autógrafos e um convívio de café no bar da Casa do Orfeão.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas