Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Grupo Etnográfico de Areosa foi brilhante na Lituánia

O Grande Prémio do VII Festival Flower of the Sun que decorreu durante 6 dias em Šiauliai, na Lituânia, foi atribuído ao Grupo Etnográfico de Areosa (GEA).

O festival reuniu grupos de 12 países: Brasil, EUA, Polónia, Finlândia, Letónia, Portugal, Ucrânia, Turquia, Rússia, Índia, Eslováquia e Lituânia (4 grupos), sendo que os EUA, o Brasil e Portugal se apresentaram pela primeira vez.

Texto: Gonçalo Fagundes

PUB

Porém, este prémio atribuído ao grupo vianense não foi único: no terceiro dia do Festival os músicos do Grupo Etnográfico de Areosa venceram o primeiro prémio na categoria de Melhor Agrupamento Instrumental, no quarto dia, o Grupo venceu na categoria de Melhor Grupo de Dança Tradicional e no sexto e último dia do festival, para além de ser distinguido com a honra de o encerrar, recebeu com surpresa o Grande Prémio Final.

Sentidamente emocionado, o Presidente do Grupo Etnográfico de Areosa, Alberto Rego, referiu que todo o agrupamento viveu «dias arrebatadores» na Lituânia, onde se deparou com uma população que permanentemente dedicou aos portugueses gestos de simpatia e  muita curiosidade por saberem mais sobre o folclore português e, especialmente, sobre o traje à vianesa.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

Alberto Rego salientou ainda o facto de o GEA se apresentar «desfalcado de alguns elementos suficientemente rodados e isso não ter contribuído para um brilho menor em cada actuação», o que vem demonstrar como o Grupo não se diminui perante a renovação que ao longo do tempo no seu seio se vai regularmente operando.

«A renovação é um processo obrigatório, sabendo bem as gerações mais antigas que a mudança, como em tudo na vida, acaba por acontecer. Felizmente, no GEA a sucessão de gerações faz-se de forma cuidadosa e atempada, com respeito por todos e na base da camaradagem. Só assim o Grupo pode manter o nível de qualidade que ao longo dos tempos foi exibindo», remata Alberto Rego.

PUB

PUB

Em comunicado, o Festival declarou que «o GEA foi um dos mais ativos, alegres e cativantes grupos do Festival, e que o público sempre aplaudiu efusivamente este agrupamento a quem reconheceu a fidelidade às tradiçõesmas também uma enorme simpatia e jovialidade».

Recorda-se que este é já o segundo grande prémio internacional arrecadado pelo Grupo Etnográfico de Areosa, que este ano comemorou 51 anos, uma vez que, no ano 2000, o GEA também foi o primeiro classificado no Festival Città di Agrigento, em Itália.

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas