Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

MULHERES À SERRA apelam à participação neste Sábado na ‘Grande Manifestação de Protesto – MINHO UNIDO CONTRA AS MINAS!’

Amanhã, sábado, dia 23, vai realizar-se uma grande manifestação em Viana do Castelo, que terá início às 10 horas em frente à Pousada de Juventude, organizada por vários movimentos que desde há vários anos encabeçam a luta contra a prospeção e exploração de lítio e outros minérios no território do Alto Minho, mais precisamente na Serra d’Arga.

 

Está em aberto, desde o dia 28 de setembro até ao dia 10 de dezembro (inicialmente o prazo expirava em 10 de novembro, tendo sido alargado mais um mês), a consulta pública do Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio das 8 áreas potenciais para lançamento de procedimento concursal para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de Lítio, em que consta uma zona denominada Arga (Serra D’Arga – Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima).

 

PUB

O Minho uniu-se e vai protestar neste dia contra esta intenção do governo implementar um projeto de mineração na Serra d’Arga. O grupo Mulheres à Serra estará presente nesta acção de protesto e apela a todos que se associem a esta luta. No seu manifesto pode ler-se o seguinte:

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O Alto Minho está em luta porque querem esventrar a nossa Mãe Natureza, a nossa Serra d’Arga!

A voracidade económica quer, a todo custo, impor aos alto minhotos a mineração de lítio e outros minérios, a pretexto da descarbonização.

PUB

A descarbonização não se faz com o aumento da produção de veículos nem da tecnologia. Faz-se pela redução do consumo.

Querem-nos fazer crer que é necessário mais lítio para produzir os veículos elétricos e equipamentos eletrónicos. Esta é uma lógica perversa e enganadora, que apenas serve os interesses económicos. Desde quando o desenvolvimento económico deve sacrificar o património ambiental e estar acima das Pessoas?

A Serra d’Arga não tem condições para albergar um projeto de mineração. As nossas serras são sagradas, estão rodeadas de população que vive desde há séculos em perfeita harmonia com a Serra Mãe e não quer o desenvolvimento económico a troco da sua destruição.”

PUB

 w

E concluem na sua covocatória:

w

” POR ISSO AS MULHERES À SERRA DEFENDEM O SEU TERRITÓRIO, O SEU PATRIMÓNIO, PARA O PODER LEGAR AOS SEUS FILHOS E NETOS!

PUB

AS MULHERES À SERRA, MULHERES AGUERRIDAS E DEFENSORAS DA FAMÍLIA E DO PATRIMÓNIO, APELAM A TODOS QUE DEFENDAM A SERRA MÃE, A NOSSA

MÃE NATUREZA, A NOSSA SERRA D’ARGA, EMPUNHANDO FOICES E GADANOS, O QUE FOR PRECISO, PARA DEFENDER O SEU TERRITÓRIO!

TODOS UNIDOS,A UMA SÓ VOZ, LUTAREMOS! NÃO AO LÍTIO, SIM À VIDA!!! 

POR TODOS NÓS!!! ”

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas