Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Os 4 dias de visita ao Brasil do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa (Enviado Especial)

[[{“fid”:”58564″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”Magaiver Luiz”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”Magaiver Luiz”,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”Magaiver Luiz”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”Magaiver Luiz”,”external_url”:””}},”attributes”:{“alt”:”Magaiver Luiz”,”title”:”Magaiver Luiz”,”height”:”177″,”width”:”169″,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

Magaiver Luiz

Correspondente no Brasil

w

PUB

No início desta semana o Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa fez visita ao Brasil a fim de participar da reinauguração do Museu Nacional da Língua Portuguesa, que sofreu um incêndio em 2015 ainda na gestão da Presidente Dilma Rousseff do PT (Partido dos Trabalhadores). Para além, o Presidente Luso ainda conversou com os ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso e Lula.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O ápice da visita ao Brasil foi o almoço com o Presidente Jair Bolsonaro. As comitivas brasileira e portuguesa pautaram sobre os processos de interesse das respectivas nações, principalmente no que tange o comercio luso-brasileiro. A exportação de parte a parte, é o que mantem, economicamente, acesa a chama das boas relações entre o governo português e o brasileiro. O Brasil hoje é responsável por ¼ das importações de alimentos no Mundo. Deste modo, a manutenção dessa relação comercial eleva o Brasil a um patamar de importância no comercio alimentício do globo.

As relações comerciais entre portugueses e brasileiros chegaram a US$ 2 Bilhões em 2020. O Brasil importa da antiga metrópole, principalmente, vinhos e óleos vegetais. Em tempos de pandemia, o povo brasileiro consumiu cerca de 30% mais vinhos que em outros momentos históricos. Em média foi consumido 2,78 litros de vinho per capta no país, segundo a revista hotéis.

PUB

[[{“fid”:”58745″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

No que concerne ao óleo vegetal, desde o fim do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro manteve firme as importações ao país do óleo vegetal, principalmente para mistura do BioDiesel. Logo, mesmo que a safra da soja brasileira tenha normalizado já inicio do ano, a sustentação da parceria entre os governos é fundamental para que, em momentos de cooperação econômica, ambos andem num mesmo rumo.

Para o Brasil, o balizamento dessas relações econômicas entre luso-brasileiros não é só benéfico para ambos, mas para outros países da União Européia. Neste caso, Portugal é a porta de entrada dos produtos brasileiros ao Velho Mundo. O Brasil exporta para Portugal itens como óleos brutos de petróleo ou minerais betuminosos, soja, milho não moído, produtos laminados planos de ferro ou aço não ligado, entre outros produtos. Logo, os números em 2020 foram de US$ 1,63 bilhão, o que deixou Portugal como o 35º colocado no ranking de principais países para onde exportamos nossos produtos Brasileiros.

PUB

O presidente Marcelo Rebelo disse que existem muitos desafios a se transpassar neste momento difícil para a humanidade e que “Tudo o que estiver ao meu alcance para construir melhores pontes entre Portugal e Brasil em todos os domínios, farei. Há uma preocupação de ir mais longe na cooperação e sentimos que o Brasil está numa onda de, em conjunto, olharmos para os desafios do futuro”, disse.

O presidente, antes do seu encontro com Jair Bolsonaro ainda falou aos jornalistas sobre o crescimento da comunidade brasileira em Portugal e que é um desafio para ambos países. Segundo ele: «Há toda uma comunidade brasileira em Portugal que cresce todos os dias e que é um desafio enorme para os dois países e há uma comunidade de portugueses no Brasil que “é outro desafio”», disse o Presidente Português.

[[{“fid”:”58746″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”3″}}]]

Na sua visita de 4 dias ao Brasil, o Presidente Marcelo Rebelo ainda teve a oportunidade de ser homenageado em São Paulo pela agremiação desportiva Portuguesa de Desportos. Rebelo recebeu a camisa oficial da equipe luso-brasileira das mãos do presidente do clube Antônio Carlos Castanheira. O evento aconteceu na Casa de Portugal. 

PUB

Em 2022, em ano eleitoral no Brasil, comemora-se os 200 anos da independência do Brasil de Portugal, e a executiva portuguesa foi convidada a participar dos festejos e eventos em alusão ao respectivo momento histórico. Ainda em 2022, Portugal será o país homenageado na Bienal do Livro de São Paulo.              

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas