Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Projecto do Mercado Municipal de Caminha votado publicamente para nada!

Projecto foi a votos há 5 anos

Foi aprovação em reunião de Câmara de segunda-feira a abertura do procedimento concursal para o novo Mercado Municipal de Caminha. Os vereadores do PSD contestam a decisão.

O Mercado Municipal de Caminha «tem sido usado pelo presidente da Câmara como arma de arremesso, quando o que se pedia era seriedade e estratégia para o concelho» – acusam os vereadores social democratas.

Recordam que «em 2015, o atual presidente, iniciou o processo de eleição de um projeto, em parceria com a Escola Superior Gallaecia para a requalificação do Mercado que levou centenas de caminhenses a irem votar», completando que existiu um projeto vencedor, «apresentado com pompa e circunstância» no Teatro Valadares, e que «depois se reduziu a nada».

Alegam que na altura «gastaram-se milhares de euros do erário em telas, propaganda, logística e que resultaram no reflexo da incapacidade do atual presidente da Câmara, ou seja, em nada».

PUB

«Ao seu jeito, colocou as culpas da sua inércia, no passado, propalando em todos os fóruns que não iria fazer o novo mercado porque, segundo ele só poderia fazê-lo após a extinção da PPP da Piscina de Vila Praia de Âncora, porque existiria um direito de superfície cedido ao privado» – acrescentam numa nota de imprensa.

Sentenciam que «afinal, tudo eram falsas questões. Enganou tudo e todos! Ainda disse na mesma altura que nem no Largo Luís Fetal Carneiro poderia fazer obras», considerando «lamentável chegarmos a este ponto e modo de fazer política», justificando que o referido local «já teve intervenção e agora já irá fazer o novo mercado, mesmo sem a extinção da famosa PPP».

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Os vereadores do PSD lembram que «a PPP que o Sr. presidente tão maltrata tinha como objeto a construção de um complexo comercial com piscinas, que é o que está feito, o qual alberga também os serviços de um hospital particular, a construção de um parque de estacionamento em Vila Praia de Âncora, que também está feito e a construção de estacionamento subterrâneo em Caminha que iria desde o Largo Luís Fetal Carneiro até à Praça Pontault Combault. Estes últimos, já na gestão do atual executivo, nunca chegaram a ser feitos».

A alegada falta de estacionamento em Caminha é «notória e estes parques teriam servido para potenciar toda a freguesia e concelho».

PUB

Realçam que «reduzir um Objeto desta amplitude a umas meras “piscinas”, como o Sr. Presidente gosta de fazer passar, é atentar contra a inteligência da população de Caminha».

Quanto ao novo projeto do Mercado apresentado, o mesmo é «completamente diferente ao que foi votado pela população».

No entanto, os vereadores do PSD, destacam a solução encontrada de «colocar um envidraçado virada para o Rio», porque, no entender daqueles autarcas, Caminha está de «costas voltadas» para o Rio Minho, que «é a sua maior fonte de riqueza»

PUB

O Mercado irá ser requalificado e nesse sentido os vereadores do PSD «só podem mostrar contentamento, não sem deixar de frisar todas as mentiras e atrasos em todo o processo que já dura há 6 anos».

Um mercado Municipal «tem que ter vida e ser vivido», sublinhando que «mais soluções poderiam ser encontradas se este projeto não tivesse sido feito às escondidas e apresentado como facto consumado, desprezando a possibilidade de diálogo e discussão públicas» da população e comerciantes que «teriam sido salutares e enriquecedoras de um projeto que irá mudar a frente ribeirinha de Caminha por muitos anos».

PUB

«PSD do bota-abaixo»

Contactado pelo MD, Miguel Alves alega que «O PSD de Caminha é o partido do bota-abaixo, o partido de dizer mal de tudo e de todos». E justifica-se. «Repare-se na ironia: o PSD que esteve 12 anos no poder em Caminha e não fez nada com um mercado decrépito, é o mesmo PSD que é contra o novo mercado. O PSD que deu a privados o direito de superfície dos terrenos do mercado municipal, agora zanga-se porque chegamos a acordo com os mesmos privados para poder fazer o novo edifício. O PSD que não fez nada pelo centro histórico de Caminha, é o mesmo que fica indignado porque fizemos a requalificação da rua Direita, do Largo dos Antigos Combatentes da Grande Guerra e do Largo Feital Carneiro».

 

O presidente da autarquia assegura que «O PSD de Caminha está de cabeça perdida: é contra o novo mercado, é contra as obras no Centro Histórico, é contra a criação de uma comissão para a igualdade de género, é contra o acordo para poupar 1.6 milhões de euros em dívida de água, é contra a concretização de um investimento de 4 milhões de euros num empreendimento turístico do concelho, é contra tudo!» A concluir,o socialista sustenta que «O novo mercado de Caminha é urgente, há anos que está degradado, às portas da vila, sem que ninguém tenha feito nada para o melhorar. Já este Executivo, não se limitou a fazer uma discussão pública sobre o projeto, fez muito mais: fez uma votação pública sobre quatro propostas de novo mercado, trabalhou e melhorou a proposta vencedora transformando-a num projeto de execução, apresentou esse projeto e teve a concordância da Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e dos comerciantes do mercado, arranjou 600 mil euros para a concretizar, quer lançar o concurso e o PSD é contra? Porquê? Porque está desesperado. E é pena: o concelho de Caminha merecia melhor oposição».

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas