Na intenção de promover a educação para a resolução pacifica de conflitos no Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho e dar uma resposta alargada, dinâmica e multidisciplinar aos conflitos vividos nesse estabelecimento de ensino, foi implementado desde janeiro de 2023, nomeadamente no 2.º período do ano letivo 2022/23, o gabinete de mediação de conflitos em contexto escolar, com o apoio da Câmara Municipal de Valença, dinamizado por Joana Mendes Sampaio, mediadora de conflitos certificada e advogada.
O projecto focou-se inicialmente em diagnosticar a gestão de conflitos realizada pela comunidade escolar e sensibilizar os alunos e docentes para a mediação de conflitos, através da realização de sessões com as turmas dos vários estabelecimentos de ensino.
À medida que o projecto foi crescendo, assistiu-se, gradualmente, ao agendamento de mediações da parte dos alunos, mas também da parte dos docentes, directores de turma e assistentes operacionais, que passaram a apoiar-se no gabinete de mediação para mitigar desentendimentos, indisciplina e situações de conflito especificas.
PUBFruto do entusiamo dos alunos pelo tema, foi apresentada na escola-sede uma simulação de um processo de mediação na intenção de desmistificar o meio e dar o exemplo à comunidade. A actividade correu com enorme sucesso e foi dinamizada pelo gabinete de mediação de conflitos e 4 alunos do 8.º ano que manifestaram vontade em ser alunos-mediadores.
Este ano lectivo 2023/24, o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho deu continuidade ao gabinete de mediação de conflitos e prevê continuar a promover educação para a convivência e para a gestão positiva dos conflitos. Enquanto mecanismo pacifico de resolução de conflitos, a mediação está disponível para qualquer membro da comunidade escolar de Valença, bastando, para o efeito, solicitar junto da docência do respectivo estabelecimento de ensino.
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O projecto pioneiro já arrancou este mês de outubro na escola sede do agrupamento de escolas com a celebração do dia 19 de outubro de 2023, dia mundial da resolução de conflitos, e estiveram envolvidas cinco turmas do 2º e 3º ciclo na actividade, designadamente, na construção de um mural alusivo à mediação e à resolução pacífica de conflitos.
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