Projecto pioneiro de mediação de conflitos no Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho em Valença

Na intenção de promover a educação para a resolução pacifica de conflitos no Agrupamento de  Escolas Muralhas do Minho e dar uma resposta alargada, dinâmica e multidisciplinar aos conflitos vividos nesse estabelecimento de ensino, foi implementado desde janeiro de 2023, nomeadamente no 2.º período  do ano letivo 2022/23, o gabinete de mediação de conflitos em contexto escolar, com o apoio da Câmara  Municipal de Valença, dinamizado por Joana Mendes Sampaio, mediadora de conflitos certificada e  advogada.

O projecto focou-se inicialmente em diagnosticar a gestão de conflitos realizada pela comunidade  escolar e sensibilizar os alunos e docentes para a mediação de conflitos, através da realização de sessões  com as turmas dos vários estabelecimentos de ensino. 

À medida que o projecto foi crescendo, assistiu-se, gradualmente, ao agendamento de mediações  da parte dos alunos, mas também da parte dos docentes, directores de turma e assistentes operacionais,  que passaram a apoiar-se no gabinete de mediação para mitigar desentendimentos, indisciplina e situações  de conflito especificas.  

PUB

Fruto do entusiamo dos alunos pelo tema, foi apresentada na escola-sede uma simulação de um  processo de mediação na intenção de desmistificar o meio e dar o exemplo à comunidade. A actividade  correu com enorme sucesso e foi dinamizada pelo gabinete de mediação de conflitos e 4 alunos do 8.º ano  que manifestaram vontade em ser alunos-mediadores. 

Este ano lectivo 2023/24, o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho deu continuidade ao  gabinete de mediação de conflitos e prevê continuar a promover educação para a convivência e para a  gestão positiva dos conflitos. Enquanto mecanismo pacifico de resolução de conflitos, a mediação está  disponível para qualquer membro da comunidade escolar de Valença, bastando, para o efeito, solicitar junto da docência do respectivo estabelecimento de ensino.  

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O projecto pioneiro já arrancou este mês de outubro na escola sede do agrupamento de escolas com a celebração do dia 19 de outubro de 2023, dia mundial da resolução de conflitos, e estiveram  envolvidas cinco turmas do 2º e 3º ciclo na actividade, designadamente, na construção de um mural alusivo  à mediação e à resolução pacífica de conflitos.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

Junte-se a nós todas as semanas