Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

PS de Arcos de Valdevez ‘desacertado’

No, dia 27 de Abril realizou-se a reunião de Câmara e Assembleia Municipal. Surpresas foram muitas no seio do PS.

Na reunião de Câmara Municipal a vereadora Dora Brandão fez-se substituir por Isabel Araújo, a nº 3 da lista de candidatos. Será que o nº2 da lista, João Simões, líder da Concelhia do partido e potencial candidato a presidente nas próximas eleições não terá capacidade política para substituir a vereadora do Partido Socialista?

No que diz respeito à Assembleia Municipal «deu para reparar que João Simões não ‘nasceu’ para a política, muito fraco na retórica e no conteúdo», segundo fonte socialista. Madalena Alves Pereira que «no início me mostrou grande esperança, vejo-a agora com menos capacidade de fazer uma forte oposição, vai ser mais do mesmo», confidenciou ao MD uma fonte daquela força partidária.

Em relação ao grupo do PS na Assembleia Municipal já se verificou uma renúncia por parte do deputado Pedro Marinho e em relação à deputada Celine Morais ficou por se saber se é verdade ou não que chegou a apresentar o pedido de renúncia. Factos que se mostram relevantes atendendo a que se está no no início da legislatura.

PUB

 

RENÚNCIA AO MANDATO DE DEPUTADO NO FACEBOOK

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O teor da ‘baixa’ na bancada dos socialistas, mais precisamente o deputado Pedro Marinho, circula nas rede social Facebook pelo que passamos a transcrever.

«Eu, Pedro Miguel Fernandes Marinho Deputado Municipal venho solicitar a renuncia ao mandato, ao abrigo do artigo 62 ponto 1 -2 -3 – 4 do regimento dessa mesma Assembleia.

PUB

Pelo assunto supra citado, leva-me a renunciar o mandato atendendo ao fato de não me identificar com o modelo actual de funcionamento do GRUPO DO PS QUESTÕES ESSAS QUE SERÃO TRATADAS NO DEVIDO LUGAR. Por isso solicito que se dê conhecimento a essa Assembleia Municipal e a todos os deputados e peço-lhe que leia na integra esta minha posição.

Fico particularmente grato a todos os deputados dos grupos políticos – Executivo e Mesa da Assembleia, desejando as maiores felicidades.

A democracia DEVE-SE PAUTAR nos seus valores fundamentais instituídos e que sejam sempre consagrados e intocáveis pelo bem dos Arcuenses.

PUB

Nas minhas intervenções procurei uma oposição política saudável no exercício das minhas funções no meu discernimento político e em liberdade.

Saio, mas não desapareço.

Por isso, aceite a minha renúncia ao mandato!

Com os protestos da mais elevada estima e consideração

PUB

Pedro Miguel Marinho»

CONCELHIA DO PS REAGE

A Comissão Política de Secção do PS de Arcos de Valdevez reagiu à nossa notícia. «Designadamente quanto à substituição da vereadora do PS, Dora Brandão, na sessão de câmara de 27 de Abril, e julgando nós que seria do conhecimento público, o segundo elemento da lista do PS à Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Braga Simões, era igualmente candidato à Assembleia Municipal, pelo que tendo assumido o seu mandato neste órgão de fiscalização do executivo não poderia, simultaneamente, assumir o mandato na Câmara. É uma simples impossibilidade legal decorrente da opção tomada em devido tempo».

«Do mesmo modo quanto à renúncia de um membro da lista da Assembleia Municipal, Pedro Marinho, por qualquer um dos outros poderia ter sido esclarecido que desconheciam a renúncia até à leitura da mesma pelo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez», admitindo que «certo é que esse é um acto pessoal e livre, pelo que todos os membros da lista e, naturalmente, todos os militantes do Partido Socialista respeitam quando alguém o decide exercitar». Para os socialistas «notícia seria a aprovação por unanimidade de uma moção de homenagem ao 25 de Abril e ao 1º de Maio que o PS propôs, a ponderação de uma Sessão Solene a levar a cabo todos os anos pela Assembleia Municipal para assinalar a Revolução dos Cravos, a crítica à omissão do Presidente da Câmara em prestar contas da Actividade Municipal no período regimental reservado para o efeito, o voto contra do PS ao negócio da venda de Solar de Requeijo, a crítica à gestão municipal perante a prestação das contas, as questões colocadas quanto ao desafio da constituição de empresa de capitais públicos para gestão das redes de água, ou o consenso criado em torno da proposta do PS de implementar uma assembleia municipal jovem no concelho».

O socialistas aproveitam para chamar a atenção «e isso é mais importante», pelo facto de o PS «ter organizado em Arcos de Valdevez um jantar com cerca de 150 cidadãos, os quais, na presença do histórico militante e anti-fascista Alberto Martins, comemoram o 44º aniversário do 25 de Abril».

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas