Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Reuniu Confraria Vila Praia de Âncora/Monção

A Confraria Vila Praia de Âncora/Monção reuniu num jantar no passado dia 9 na vila piscatória onde foram aprovados os Estatutos e eleitos os novos órgãos sociais.

Entretanto, está agendado um novo convívio, desta vez em Sintra, no dia 8 de Setembro.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DO CONVÍVIO EM VILA PRAIA DE ÂNCORA

PUB

PUB

PUB

ACTA DA ASSEMBLEIA GERAL de 9 de Agosto de 2018

Em 9 de Agosto de 2018 realizou-se a Assembleia Geral da Confraria Monção / Vila Praia de Âncora, Vila Praia de Âncora

Presentes na Assembleia – 63 Confrades, apesar de algumas impossibilidades de última hora; que se deslocaram de Portalegre, Lisboa, Oeiras, Porto, Braga, Guimarães, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Monção, Famalicão, Valença, além dos residentes em V. P. Âncora.

A ordem de trabalhos incluía:

1-      Concentração no Forte da Lagarteira

2-      Visita ao Forte e a uma exposição em curso

3-      Entrega de Diplomas e Medalhas e Juramento

4-      Alvarinho de Honra

5-      Desfile com bandeira, bombos e concertina, pelo paredão, avenida da praia, praça e estrada até hotel Meira

6-      Foto de Grupo na meia laranja

7-      Almoço no hotel Meira

8-      Sorteio, Vídeos e Animação musical

9-      Próximas assembleias

Passou-se de seguida à análise da agenda.

Pontos 1 e 2 – À hora prevista muitos confrades (cerca de 50), concentraram-se na Forte da Lagarteira; foi feita uma visita a uma exposição sobre a história do Forte, seguida de uma subida à parte superior para visão da paisagem, nomeadamente do enquadramento das praias e do porto de pesca.

Ponto 3 Os confrades fundadores presentes procederam à entrega de 1 Pin da Confraria; 10 Diplomas de Entronização (segundo os estatutos a confrades que estejam presentes a 2 assembleias; 17 Medalhas (segundo os estatutos a confrades que estejam presentes a 3 assembleias).

Ponto 4 No final foi servido um Alvarinho de Honra pelo João Taxa e pelo Henrique Alves

Ponto 5 e 6 Após chegada do acompanhamento musical, constituído por 2 tocadores de bombo e uma de concertina, iniciou-se o desfile dos confrades com a bandeira à frente, desde o forte até à meia laranja onde se fez uma pausa para a fotografia de grupo e para «hastear» a bandeira da confraria. O desfile continuou até ao hotel Meira.

Ponto 7 Após a entrada de todos os confrades no restaurante e após cobrança da multa do almoço e de algumas quotas, o Mor leu um poema alusivo a Âncora da autoria da confrade Graça Ferreira, que não pôde estar presente.

Seguiu-se o Almoço que terminou com uma surpresa nas sobremesas – 3 pudins Abade de Priscos e fios de ovos, feitos e oferecidos pela confrade Misa (Fátima Pires) de Guimarães.

Para terminar ainda houve um bolo comemorativo com espumante. Foi ainda entregue à proprietária do hotel Meira – Paula Meira, um diploma de Mérito, atribuído em face da satisfação e qualidade do serviço prestado.

Ponto 8 O Confrade Puskas ofereceu no início do almoço um quadro/aguarela à Confraria para ser leiloado ou sorteado, tendo o Mor optado pelo sorteio.

Feitas as 63 senhas e colocadas num envelope, foi pedido ao Confrade Zébi que tirasse uma senha; saiu o nº 59, que de acordo com a lista numeração, era o nº do Zébi!

O Mor leu um pequeno poema do poeta monçanense João Verde

Foi ainda colocada na bandeira, a fita comemorativa deste dia, assinada por todos os presentes, pelos organizadores João Taxa e Tone Quim Rodrigues.

O Mor apresentou 2 vídeos – um sobre a história actualizada da Confraria e outro sobre a assembleia de V. P de Âncora de 2017

Deu-se início à tarde musical Anos 60 e 70, a cargo da instalação sonora da Confraria, com vários pares dançantes.

Ponto 9 – O Mor informou que estão marcadas as seguintes assembleias: Setembro em Lisboa ou arredores; 20 de Outubro em Guimarães organizada pelo Manuel Luís, Sebastião Antunes, Zé Maria Espírito Santo e Francisco Fernandes.

Por proposta do João Taxa e do Mor, foi aprovado pelos confrades presentes que o próximo organizador da assembleia de V. P. Âncora em 7 de Agosto (quarta feira) de 2019 será o José Luís Presa apoiado pelo João Taxa.

 

Todos estes pontos foram Aprovados por unanimidade e aclamação, bem como um aplauso geral aos Organizadores – João Taxa e Tone Quim Rodrigues pelo Programa e eficiência na realização desta assembleia.

 

Nada mais havendo a acrescentar foi encerrada a assembleia.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas