Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

2.900 quilos de cocaína apreendidos na ‘Rota Africana e do Mediterrâneo’ seriam descarregados na Península Ibérica

Normalmente estes navios-mãe abastecem pesqueiros que, por sua vez, se aproximam do sul de Espanha e do litoral português, com novo transbordo para as lanchas rápidas (zodíacos) com potentes motores.

w

A cocaína vinha escondida  num dos tanques de combustível no pesqueiro turco AKT 1, com 20 metros de comprimento, sendo a apreensão mais valiosa recentemente recolhida em operações conjuntas da Guarda Civil, Polícia e SVA (Serviço de Vigilância Aduaneira). FORAm detidos quatro cidadãos turcos e um georgiano.

w

PUB

O navio de drogas interceptado pelas forças de segurança na chamada Operação Capirote-Piteas-Acerico chegou ao porto de Las Palmas para onde foi direccionado após a abordagem policial em alto mar pelo patrulhieo Condor do SVA. Esta mobilização, liderada pela Promotoria Antidrogas do Tribunal Superior Nacional, culminou na tarde de 13 de abril, 300 milhas ao sul das Ilhas Canárias, quando o barco de patrulha Cóndor do Serviço de Vigilância Aduaneira o capturou nas águas do banco de pesca canário-saariano . O navio era tripulado por quatro marinheiros turcos e um georgiano.

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Antes de sua abordagem, o Centro de Inteligência contra o Terrorismo e o Crime Organizado (CITCO) e a organização multinacional Centro de Análise e Operações do Narcotráfico Marítimo (MAOC-N, com sede em Lisboa) haviam compartilhado informações de inteligência sobre a movimentação do AKT1 na rota que a Colômbia traficantes de drogas se organizaram entre a América e a costa do Saara. Ver reportagem anterior do MINHO DIGITAL: https://www.minhodigital.com/news/sva-da-galiza-apreendeu-543

  w

PUB

[[{“fid”:”62082″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

w

Transbordo da coca

 w

PUB

O AKT 1 navegava junto com inúmeros outros barcos de pesca que agora estão em campanha, como se fosse mais um em serviço. A abordagem pelo SVA foi realizada com mar agitado e ventos de até 60 nós.

As forças de segurança demoraram a levar o navio para as Ilhas Canárias devido às suas más condições mecânicas. O mau estado de seus motores levou o navio à beira do fogo , e seus captores tiveram que fazer uma parada técnica no cais de Arguineguín antes de levá-lo a Las Palmas. Vídeo da apreensão: https://youtu.be/5bW2kipRaPc 

 w

A zona marítima em que foi apreendida esta embarcação de pesca com a sua importante carga já é conhecida pelos patrulheiros espanhóis como zona de transbordo de carga de droga. Os barcos pesqueiros que pescam nessa margem, de nacionalidades muito variadas e atraídos pela corrente fria das Ilhas Canárias, são tentados por intermediários dos narcotraficantes colombianos a actuar como pequenos pontos flutuantes de troca em alto mar por drogas do Sul América que outros navios recebem por sua vez no meio do Atlântico. A partir daqui entram em acção os zebros que são feitos em estaleiros do Alto Minho, alguns deles pertencentes alegadamente a portugueses que funcionam como testas-de-ferro de redes galegas de narcotráfico.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas