Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Arcos de Valdevez: 2500 alunos em festa no “abraço” ao rio Vez

Jovens a festejar o 'abraço'

Os alunos adoraram o “abraço” ao rio Vez e querem repetir o gesto em 2017. A atividade, que se realizou, de forma inédita, no passado dia 1 de junho, assinalando o Dia Mundial da Criança, juntou, em ambiente de grande festa, cerca de 2500 alunos, de todo o concelho de Arcos de Valdevez.

Em dia de sol resplandecente, a Praia Fluvial da Valeta e as respetivas margens – num “abraço” unido pelos pontilhões e com o “espelho de água” a brilhar – serviram de cenário ideal para um raro momento de comunhão entre os seres mais naturais do mundo, as crianças, e a joia mais valiosa do concelho (isto na ótica de muitos), o rio Vez, que se mantém (quase) selvagem, em total respeito pelo meio.

De resto, a aproximação do Dia Mundial do Ambiente, festejado a 5 de junho, parece ter tido também um papel decisivo na organização do simbólico “abraço”, que entreteve a população escolar e respetivas comunidades docente e discente, com um objetivo supremo: que as novas gerações se apropriem de uma cultura ecológica, “mãe” da sustentabilidade ambiental.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

Entretanto, antes do “abraço” gigante, foram desenvolvidas algumas atividades, por iniciativa das escolas aderentes, nomeadamente a revigorante caminhada, pela Ecovia do Vez, que os alunos do Centro Escolar Dr. Manuel da Costa Brandão (Sabadim) e da Escola Básica de Távora protagonizaram ao longo da margem direita, enquanto uma dezena de alunos do curso Técnico de Turismo, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, descia o rio em canoa. E, no preciso instante em que este grupo de finalistas “ancorou” nas imediações da Praia Fluvial da Valeta, “soou” a sirene dos Bombeiros Voluntários, seguindo-se o momento solene do “abraço”, captado pelo “drone”, para uma bela coreografia, tantos eram os braços no ar.

No final, os alunos deslocaram-se para o Complexo Desportivo Municipal, onde foi organizado um mega-almoço. Durante a tarde, em salutar espírito de convívio, foram desenvolvidas atividades lúdicas com natural destaque para os jogos, a dança e o fitness.

De referir que esta bem-sucedida iniciativa emparceirou o Município de Arcos de Valdevez, as várias unidades do Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Escola Profissional do Alto Lima (EPRALIMA) e os jardins de infância da rede particular (Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, Associação Social e Recreativa Juventude de Vila Fonche, Centro Paroquial e Social de Guilhadeses e Centro Paroquial de Arcos de Valdevez).

PUB

A ver pelo sucesso da ação, é provável que todos voltem a “abraçar” o rio daqui a um ano…

PUB

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas