Editorial

AVEIRO E VIANA DO CASTELO: CIDADES-IRMÃS

Rita Costa

Rita Costa

Rita Costa

Rita Costa

ritarcosta99@gmail.com

Depois de me deixar levar pelos encantos de Viana do Castelo, desta vez quero dar a conhecer Aveiro. A verdade é que Viana do Castelo e Aveiro são “cidades-irmãs”! O acordo de geminação data de 1910, por iniciativa popular. De facto, ambas as cidades têm um património ligado ao mar, tendo sido importantes portos ligados à pesca do bacalhau. 

Aveiro é a “Veneza de Portugal”. Muito procurados pelos turistas, os passeios em barcos moliceiros são, provavelmente, um dos seus ex-libris.

A Arte Nova marca o estilo arquitetónico de variados edifícios da cidade. Será, portanto, esta uma forma diferente de descobrir Aveiro: visitar o museu da Arte Nova (Casa Major Pessoa) e, seguidamente, percorrer as ruas procurando reconhecer traços deste mesmo estilo.

Sem esquecer o Mosteiro de Jesus e o Museu de Santa Joana, a Sé, a Estação com os seus painéis de azulejos e a emblemática Praça do Peixe, Aveiro apela a todos os sentidos.

Mas não se deixem ficar por aí! Logo ao lado, pertencendo ao distrito de Aveiro, e tendo como mote a tradição marítima, convido-vos a conhecer o município de Ílhavo. Visitem o Museu Marítimo, o Aquário dos Bacalhaus e, sendo pontos de paragem obrigatórios, a praia da Costa Nova, com os “palheiros” (“as casinhas às riscas”), outrora armazéns de materiais ligados à pesca, e a praia da Barra, onde não podem deixar de subir ao Farol, o maior de Portugal – são 62 metros e 288 degraus.

Com tanta energia gasta, nada melhor para repor os níveis de açúcar do que provar os típicos ovos moles e as “tripas” ou… os dois, juntos!

Se Viana do Castelo e Aveiro são “irmãs”, também as suas gentes, por um passado que se toca em variados aspetos, reconhecem a importância em valorizar a história e cultura das cidades, procurando transmitir estes valores às gerações futuras.

O convite fica feito!

ritarcosta99@gmail.com

Partilhar

Partilhe este artigo

 Do autor...  Do mesmo autor...