Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Câmara Municipal de Ponte da Barca testa covid-19 a toda a comunidade escolar e PSD «aplaude»

Ponte da Barca

Teve hoje início  o rastreio à COVID-19 aos alunos e professores de todos os pólos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e Epralima, através da realização de testes rápidos.

Após decisão do Governo de manutenção de funcionamento das escolas e em articulação com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a Câmara Municipal pretende, com a presente iniciativa, garantir à comunidade educativa e à população em geral que a escola é um local seguro, dando desta forma um contributo para a mitigação desta doença no nosso concelho.

Estes testes rápidos de deteção de antigénio para o Sars-Cov-2 serão realizados nas escolas por profissionais indicados pelas Autoridades de Saúde Pública e os seus resultados ficam disponíveis em poucos minutos, sendo que apenas serão realizados com prévio consentimento por parte dos encarregados de educação.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, visitou a Escola Secundária para verificar o ritmo da realização dos testes e referiu que “esta é uma medida muito importante, pois perante a situação do concelho é necessário testar o maior número de pessoas garantindo assim que os contágios estagnem. Estou muito preocupado com o crescimento exponencial de doentes COVID-19 no concelho e por isso está agendada uma reunião com a proteção civil para ponderar o encerramento das escolas em Ponte da Barca.”

PUB

Este rastreio será integralmente suportado pela Autarquia à semelhança dos testes realizados a todos os funcionários da Câmara Municipal, onde se incluem as auxiliares de ação educativa.

A Câmara Municipal deixa ainda o apelo a toda a população para a adoção de comportamentos individuais responsáveis, pois apenas dessa forma conseguiremos travar o contágio pelo COVID-19 no nosso concelho.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

PUB

CÂMARA MUNICIPAL APELA AO ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS DO CONCELHO

 

Face ao agravamento da situação epidemiológica da COVID-19 em meio escolar no Concelho de Ponte da Barca, a Comissão Municipal de Protecção Civil deliberou, por unanimidade e depois de ouvido o Delegado de Saúde do Distrito de Viana do Castelo, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e o Diretor-Geral da Escola Profissional do Alto Lima (EPRALIMA), solicitar à Administração Regional de Saúde do Norte, à Direção-Geral dos  Estabelecimentos Escolares (DGESTE) e ao Instituto da Segurança Social (ISS) que diligenciem, junto da Direção-Geral da Saúde (DGS), a suspensão da atividade letiva presencial nos estabelecimentos de educação e ensino do Concelho de Ponte da Barca, com efeitos imediatos e até que a mesma se justifique, mediante a monitorização da situação.

PUB

Esta solicitação surge no seguimento da decisão da autarquia em proceder à realização de testes ao COVID-19 a toda a comunidade escolar, rastreio integralmente suportado pela Autarquia à semelhança dos testes realizados a todos os funcionários da Câmara Municipal, onde se incluem as auxiliares de ação educativa.

O Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, entende que esta é uma medida “urgente”, defendendo que a mesma “deve ser tomada num momento em que ainda é possível “controlar” uma maior propagação em contexto escolar”.

PSD ELOGIA RASTREIO À COMUNIDADE ESCOLAR E CONSIDERA URGENTE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS

PUB

 

O PSD Ponte da Barca «congratula-se» pela iniciativa da Câmara Municipal de Ponte da Barca de promover um rastreio à COVID-19 aos alunos e professores de todos os pólos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, através da realização de testes rápidos que decorrem desde est 5ª feira de manhã, tendo as auxiliares de acção educativa realizado na passada semana aquando do rastreio feito a todos os funcionários da Autarquia barquense.

«Uma iniciativa que pretende garantir à comunidade educativa e à população em geral que a escola é um local seguro, dando assim um contributo para a mitigação desta doença em Ponte da Barca.»

A Comissão Política do PSD de Ponte da Barca considera que «face à gravíssima situação epidemiológica que o concelho e país atravessam, enquanto durar um confinamento que se pretende geral, as escolas não podem continuar a ser exceção e devem ser suspensas as atividades letivas presenciais».

Os sociais democratas barquenses elogiam ainda o «profissionalismo e exclusiva dedicação dos professores e auxiliares de ação educativa na defesa da segurança e da saúde de todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca».

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas