Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Escritora Maria José Areal esteve na Casa do Orfeão a convite do Lions Clube de Vila Praia de Âncora

Mesa

Na tarde do passado dia 1 de Fevereiro a Casa do Orfeão acolheu mais uma Tertúlia Literária organizada pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora.

Desta vez a convidada foi a escritora Maria José Carvalho Areal de Vila Nova de Cerveira para uma conversa à roda do seu Livro “Barras da Minha Saia”, que foi ser apresentado por Alzira Castro Fonseca.

Alberto Magalhães, Presidentedo Lions Clube de Vila Praia de Âncora, fez a saudação inicial, após o momento protocolar, tendo referido que um dos objetivos do Lions Clube de Vila Praia de Âncora é promover livre e ampla discussão de assuntos de interesse cultural, interessar-se ativamente pelo bem estar público, cultural e social da Comunidade e fomentar um espírito de compreensão entre as pessoas.  Adiantou ainda, na altura, que na prossecução destes objetivos, esta tertúlia literária contribui para o nosso enriquecimento pessoal e coletivo.

De seguida a assistência foi convidada a visualizar uma projeção sobre a vida e obra de Maria José Areal.

PUB

A apresentar a Autora esteve Maria Isabel Lima Martins que destacou o seu talento para a escrita e a sua enorme capacidade de produção literária, que tem já um longo trabalho publicado que começou em 1999 com o livro de poesia “Pedaços de mim”.

A apresentação da obra esteve a cargo de Alzira Castro Fonseca que elogiou este “diário” que revela uma visão muito perspicaz do quotidiano com uma marca muito pessoal e muito emocional das vivências de Maria José Areal.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Seguiu-se um período de leitura de alguns “diários” que ajudaram a assistência, que enchia o salão, a  ter um conhecimento mais aprofundado da obra.

Essas leituras foram iniciadas pela escritora Maria da Luz Colaço, seguindo-se Fátima Presa, Alberto Magalhães, José Alves, Fátima Fernandes, Maria Elvira Presa, Rosa Virgínia Magalhães, Lidia Dantas, Filomena Garrido, Manuel Amial, Isabel Pereira, Elisabete Eira e Maria Isabel Lima.

PUB

A autora Maria José Areal, na sua intervenção, mostrou-se muito sensibilizada pelo novo convite dos Lions e pela forma carinhosa como sempre é recebida e divagou sobre  essência do seu livro, sobre a sua capacidade para  a  escrita e a necessidade nata que sente em comunicar as suas emoções de mulher sentimental, desassossegada e comprometida com a vida.

Seguiu-se um período de debate aberto ao público que serviu para a Autora aprofundar a forma como recolhe e preserva as suas memórias e o tempo que dedica à elaboração do seu processo de escrita.

Alberto Magalhães encerrou mais esta Tertúlia Literária do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, motrando-se muito satisfeito com o excelente momento cultural ali vivido, prometendo em breve novas tertúlias e novos temas em debate e entregando diplomas de reconhecimento aos intervenientes e ao Orfeão de Vila Praia de Âncora pela cedência do espaço.

PUB

Seguiu-se, como já vendo tradição, um momento de convívio entre os participantes no bar do Orfeão.

Momento protocolar de saudação às bandeiras

Intervenção do Presidente Alberto Magalhães

Apresentação da autora por Maria Isabel Lima

PUB

Apresentação do livro por Alzira Castro Fonseca

Intervenção da autora Maria José Areal

Leitura de textos por Maria da Luz Colaço

Leitura de textos por Fátima Presa

Leitura de textos por Alberto Magalhães

Leitura de textos por José Alves

Leitura de textos por Maria Clara Correia

Leitura de textos por Rosa Maria Magalhães

Leitura de textos por Maria Elvira Presa

Leitura de textos por Lilia Dantas

Leitura de textos por Filomena Garrido

Leitura de textos por Isabel Pereira

Leitura de textos por Maria Isabel Lima

Momento de reconhecimento

Sessão de autografos

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas