Editorial

ESTA PANDEMIA SERÁ GRIPAL OU SOCIAL?
Picture of Jorge VER de Melo

Jorge VER de Melo

Jorge VER de Melo

Professor Universitário

(Aposentado)

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Esta doença do COVID 19 será uma pandemia gripal ou social?

Se não existissem determinados problemas sociais, não teríamos tanta contaminação e todos estaríamos muito mais sossegados neste momento.

No fundo o que está a acontecer não é mais do que uma viragem do feitiço contra o feiticeiro. Por outras palavras, podemos afirmar que o raio da pandemia não se compadece com o dinheiro, os títulos ou a posição social do ser humano. É uma doença perfeitamente democrática, ataca qualquer pessoa sem pedir licença e sem dar hipóteses de defesa quando o doente está apanhado por ela.

Até agora, os nossos Governos e economistas promoveram o dinheiro como mola real da vida. Esqueceram que todos somos seres humanos e por isso devemos ser considerados privilegiados relativamente à saúde, à alimentação e à habitação. Nunca, apenas ao dinheiro…

A maioria das pessoas que conseguem obter benefícios sociais em dinheiro, continuam a sofrer dos mesmos problemas básicos e fundamentais para a sua estabilidade física e mental.

A questão é simples:

– Se a alimentação é deficiente, a saúde perderá certamente defesas. Por exemplo, aquelas pessoas que não se alimentam durante um dia inteiro ou mais. Ou aquelas que apenas conseguem alimentar-se de forma a equilibrar um orçamento em permanente défice;

– Se a habitação é deficiente ou não existe, as defesas do organismo contra a pandemia também deixam de cumprir a sua função. Por exemplo, muitas pessoas a viverem no mesmo quarto acabam normalmente por ser contaminadas;

– E aqueles cidadãos que todos os dias têm que percorrer imensos quilómetros nos transportes coletivos a abarrotar de gente, porque o aluguer de casa os obriga a viver nos subúrbios. Sem distancia social acontece a famigerada contaminação;

–  Com tantas carências, surge também a falta de consideração pelos restantes cidadãos e até por eles próprios. Querem lá saber que existe um COVID 19, alguns até pensam que não há doença, isto não passa de uma farsa para alguém tirar proveito dela. É o que pode pensar uma pessoa perdida neste processo social.

Sem querermos ser exagerados, podemos até acrescentar que a falta de cultura geral, particularmente, cultura social, levam a atitudes que colocam em perigo milhões de pessoas sem que eles próprios se apercebam.

São estas razões que nos conduzem para uma segunda vaga, por muito esforço que a economia possa engenhar.

Recordemos algumas lições da pandemia:

– O dinheiro não resolve tudo;

– A natureza tem que ser acautelada;

– Afinal somos todos iguais perante a doença e não só;

– A higiene e o respeito pelos outros e por si próprio, podem salvar o mundo.

Será que a pandemia veio para nos ensinar a viver?

Será que ela apareceu para nos mostrar como temos procedido erradamente?

Talvez seja melhor registarmos bem os factos! Já agora, aproveitemos estes ensinamentos para que futuros cidadãos possam ponderar melhor os seus procedimentos…

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas