Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Exposição “ECOS DO SILÊNCIO” no Museu Municipal de Caminha – Homenagem Lions a Manuel Lima

Está patente até ao próximo dia 29 de setembro 2023, no Museu Municipal de Caminha, a exposição “ECOS DO SILÊNCIO”, a Homenagem Lions a Manuel Lima (1945-2023).

A sessão de inauguração da exposição promovida pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha, decorreu na passada sexta-feira, dia 8 de julho, e contou com as presenças, nomeadamente do Presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, dos três vereadores com pelouro Liliana Ribeiro, João Pinto e Sandra Fernandes, da Curadora Maria Isabel Lima e o Presidente do Lions Clube Manuel Amial. O público composto por cerca de três dezenas de pessoas acorreu a esta iniciativa.

Manuel Amial interveio na sessão inaugural para justificar esta homenagem a Manuel Lima, referindo que “a Exposição é um tributo e homenagem Lions a Manuel Lima e, ao mesmo tempo, ao Amigo, ao Antigo Combatente e ao Artista.

PUB

Ao Amigo Manuel Lima, porque era uma pessoa generosa, humana, de fino trato, solidária, amigo do seu amigo e um “rapaz da minha idade”, como diz o nosso povo, e com quem se gostava de falar e trocar ideias.

Ao Antigo Combatente Manuel Lima, mobilizado que foi em 1968 para Moçambique, integrado na Companhia de Caçadores 2359, que ficou sediada na província de Tete, na localidade de Furancungo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Na altura um jovem que não se furtou ao serviço militar, que cumpriu o seu dever com a Pátria e ao mesmo tempo teve sempre uma intervenção social junto daquela população local, nomeadamente participando num concurso de montras em que o seu trabalho foi premiado.

Um Combatente como tantos outros que foi merecedor do respeito e consideração por parte dos governantes do Estado Novo e do atual Regime Democrático saído do 25A e que infelizmente, como todos os outros, só recebeu indiferença, ignorância e ingratidão.

PUB

E também ao Artista Manuel Lima, nascido em 1945 em Gondomar e falecido recentemente em Janeiro de 2023, um Homem das Belas Artes, que passou por duas prestigiadas Escolas do Porto, a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis e a Escola Superior de Belas-Artes do Porto, que lhe moldaram a sua veia de artista”.

Manuel Lima participou em inúmeras iniciativas culturais, nomeadamente nos três concelhos onde esteve afetivamente ligado: Gondomar, sua terra natal, Viana do Castelo onde viveu alguns anos e Caminha (Moledo) a sua terra afetiva.

Teve uma ampla colaboração com o Lions Clube de Vila Praia de Âncora, nomeadamente participando nas edições da Arte(s)Lions de 2017, 2018 e 2019.

PUB

Em Caminha, nas Argas, participou na Arte na Leira em 2006, 2007, 2014 e 2015.

Como artista e cidadão preocupado com as causas sociais doou inúmeras obras a instituições onde está representado.

Manuel Lima bem merece esta exposição de homenagem, que é fruto da excelente parceria existente entre o Lions Clube de Vila Praia de Âncora e a Câmara Municipal de Caminha, não só neste âmbito cultural mas também no plano de apoio social.

A exposição pode ser visitada até dia 29 de setembro  2023, de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00.

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas