Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Homenagem ao Mérito Profissional Servindo Projecto de Cidadania – Maria do Sameiro Lima

a1

Cumpriu-se o dever de homenagear quem detém um legado marcante de compromisso com a”excelência administrativa” e com o “ser capaz de inovar” em prol do serviço público.

A Direção da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo prestou homenagem a Maria do Sameiro Lima, no dia 11 de novembro, integrada na solenidade alusiva ao 39º aniversário da Escola Superior de Educação. 

Foram 46 anos de serviço público, 16 anos em exercício de funções na ex- Escola Normal de Educadores de Infância de Viana do Castelo, desde a instalação à liquidação, e 30 anos na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

PUB

        

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Para enquadrar o seu brilhante desempenho é necessário recuar à década de 70 e saber que a Escola Normal de Educadores de Infância de Viana do Castelofoi criada no âmbito da “reforma de Veiga Simão”, com a finalidade de operar uma mudança na política da educação no país, e Maria do Sameiro Lima ajudou a operar esta reforma.

A finalidade desta reforma era “servir o povo” com um projeto de desenvolvimento social e um sistema educativo que permitisse a realização plena como individuo e cidadão, traçando um plano de “Fomento Cultural”. “Educar todos os portugueses com a democratização do ensino”.

PUB

        

Foram criadas no país, quatro estabelecimentos de ensino, para a formação de Educadores de Infância, nas cidades de Viana do Castelo, Guarda, Coimbra e Viseu.

Maria do Sameiro Lima iniciou funções ao lado de Maria Eduarda Melo Siza Vieira, e de Teresa Maria Sena de Vasconcelos, saídas da Escola Paula Frassineti, para a instalação da ENEI em Viana do Castelo.

PUB

Para o arranque da ENEI foi trabalho da sua competência, as despesas suportadas por verbas do IV Plano do Fomento para a Formação do ensino pré-escolar com a coordenação da Direção Geral do Ensino Básico.

O IV Plano do Fomento vigorou entre 1974 e 1979, com verbas complementares por orçamentos de funcionamento aprovados anualmente, e com dotações necessárias para a reforma do ensino.

Coordenou os protocolos da criação de jardins de Infância no domínio privado no concelho de Viana do Castelo, através de acordo de cooperação com a Direção Geral do Ensino Básico – Departamento Pré-Escolar, através da Escola Normal de Educadores de Infância, enquanto não abria a rede pública do Ensino Pré-Escolar.

A Lei Quadro da Educação Pré-Escolar foi publicada em 1977.

PUB

Como membro do Conselho Administrativo da ENEI soube trabalhar com rigor e planeamento valorizando prioridades orçamentais e procurando fundamentações válidas nas propostas de docentes, com contratos sempre aprovados com o visto do Tribunal de Contas.

No ano 1989 foi designada para a Comissão Liquidatária da ENEI, tendo recebido manifestação de apreço do Diretor Geral do Ensino Básico.

        

Os registos de valor administrativo e provatório da atividade realizada no cumprimento da missão da Escola Normal de Educadores de Infância possuem um valor informativo de memória cultural, histórica, cientifica e técnica e asseguram naturalmente a análise e investigação encontrando-se em arquivo na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para classificação.

        

Maria do Sameiro Lima conhecedora do valioso acervo, preocupando-se com a sua salvaguarda, para que este seja fonte de informação e saber, publicou, no ano 2017, na revista A Falar de Viana, um texto sobre a Escola Normal de Educadores de Infância, destacando o contributo desta Escola, na Formação de Educadores de Infância, e o impacto que a mesma teve no concelho de Viana do Castelo, na implementação da educação Pré-Escolar.

        

A reforma de Veiga Simão, a única reforma que tem nome de autor, “a grande, urgente e decisiva batalha da educação na forma de dois textos de Veiga Simão; Projeto do Sistema Escolar e as Linhas Gerais do Ensino Superior” estão assinalados em depósito na ESE/IPVC como “cultura e observação cientifica” em estado de inovação e projeto de cidadania.

        

Maria do Sameiro Lima, apostou na capacidade técnica e no fator influenciador no domínio público, sobretudo nas paróquias para a criação de jardins de infância, obteve um posicionamento de enorme respeito na comunidade académica e nas freguesias do concelho de Viana do Castelo.

        

Sendo um dos seus atributos a forma de comunicar e a postura comportamental valorizou as relações interpessoais e fez-se acompanhar pelos melhores académicos e é referenciada pela disponibilidade e confiança na resolução de assuntos de relevada importância.

        

Ao serviço da Escola Superior de Educação foi respeitada pela hierarquia do Instituto Politécnico pelo trabalho desenvolvido sectorialmente, aquando do novo regime jurídico do Ensino Superior, tendo-lhe sido atribuídas diversas medalhas de mérito.

        

Com a sua competência correspondeu às necessidades e aos interesses da instituição e foi surpreendida com uma dissertação enaltecedora das suas competências, pela Diretora da Escola Superior de Educação, Doutora Linda Maria Saraiva 

   

     

Existe um outro lado da Maria do Sameiro Lima que deve ser conhecido. A sua atenção às temáticas que constam da preocupação global, através de artigos publicados em jornais nacionais, regionais e revistas. Entre outros conhecem-se:

Património a preservar – Importância no século XXI dos Moinhos de água da Montaria;

As Potencialidades da Aldeia da Montaria – Vida autóctone;

Desaparecimento do Musgo do Presépio – Convenção da ONU sobre alterações climáticas;

Outro Ventos na Serra d’Arga – aquando da colocação de  20 torres eólicas;

Achado Arqueológico Suscita Expectativa – afinal eram abrigos para o gado ou abrigos para os pastores;

Modernização Administrativa – A Reforma do Estado – Equipas como um todo e com seus objetivos.Sistema de Avaliação dos Funcionários Públicos;

Arquiteto Ventura Terra – Autor do Projeto do Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus;

Modelador Albino Lima– Esculpiu o Sagrado Coração de Jesus e os Anjos do Altar Mor do Templo Monumento em Santa Luzia;

Designer Fernando Lima – Talento Vianense

Fashion designer Isabel Lima – Traje Usado Traje Vivo

Escola Normal de Educadores de Infância

Atualmente está a desenvolver uma obra para marcar o seu percurso profissional no IPVC .

Na presença de ilustres convidados e com a nobreza dos simples, Maria do Sameiro Lima emocionada, agradeceu, e partilhou com a comunidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a simbólica homenagem.

Usando a frase que o seu pai Emídio Pereira Lima disse um dia “Ainda bem que se lembraram de mim”. Acrescentou: “Era mesmo isto que eu queria, o reconhecido do meu trabalho. As Educadoras de Infância estão sempre a agradecer-me, eu também preciso agradecer aos Diretores da Escola Superior de Educação, Professor Doutor César Sá e à Professora Doutora Linda Saraiva terem-me proporcionado este momento marcante e feliz”.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas