Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Mensagem de D. Anacleto Oliveira para a Vivência da Quaresma 2018 na Diocese de Viana do Castelo

«AGRADECE!Eis a palavra de ordem  para  este ano pastoral em que   celebramos os  40  anos da criação da nossa Diocese de Viana  do Castelo.. Trata-se, neste convite dirigido a cada diocesano, de algo  fundamental para  a comunhão que faz de  todos  nós uma   comunidade cristã.. Sem  nos unirmos  em   ação de graças  ao  mesmo Deus e  Pai de todos  , jamais seremos  Igreja. 

É, aliás, desse modo  que  iniciamos  a oração jubilar  proposta para rezarmos todos os dias: “Senhor Deus, nosso Pai, damos -Te graças pelo Espírito que, por Jesus Cristo, teu Filho e Nosso Senhor, derramas sobre a Igreja.” E só depois ousamos  pedir: “Olha com amor, para esta Diocese de Viana do Castelo, que celebra 40 anos de caminhada como Igreja particular.” 

AGRADECE! – É um dever  para  todo o ano jubilar, mas  , com particular intensidade e frequência,  para  o  tempo santo da Quaresma..  Usando  palavras de S. Paulo , a Quaresma   é  o tempo favorável, para  nos  preparamos  para  o  dia da salvação (2 Cor 6,2) , aquele dia que o Senhor fez (Sl 117/118,24), ao ressuscitar de entre os mortos o seu  Filho Jesus Cristo. É d’Ele, o Senhor   crucificado e ressuscitado, que vivemos como cristãos e   família diocesana: do amor que brota, em sangue e água, do seu coração trespassado;  o amor que  o levou a  vencer a morte para sempre;  o amor que nos une na comunhão mais íntima; o amor, enfim, que tem de traduzir-se e fortalecer-se pela gratidão uma gratidão que, como expressão prática de fé, tem de concretizar-se em oferta de vida. 

AGRADECE!Tem, por outras palavras, de manifestar-se em atitudes e ações. Recebestes de graça, dai de graça!diz-nos Jesus, ao enviar-nos na missão de darmos testemunho do seu Evangelho (Mt 10,5). E que tens tu que não tenhas recebido?pergunta-nos S. Paulo a propósito do que temos e somos, como pessoas, cristãos e membros da Igreja. 

Nestaão de graças se inserem as três práticas especificas do tempo quaresmal: a oração, que deve ser também de gratidão a Deus, fonte da vida e origem de todos os dons; o jejum e a abstinência, em que renunciamos a bens que recebemos e possuímos, para os partilharmos; a esmola, em que se exprime a partilha e se fortalecem os laços de comunhão, especialmente com aqueles que dela usufruem. 

PUB

AGRADECE!Nisto se insere também, e pelas mesmas razões, o contributo penitencial que cada um de nós é convidado a dar, como expressão de penitência quaresmal. Depois de ouvir o Conselho Episcopal, decidimos que, neste ano jubilar, seja canalizado para dois fins: 

– Internamente, para a Catedral da nossa Diocese, como ajuda para as obras de restauro a que está a ser sujeita, a fim de ser ainda mais aquela igreja mãe que acolhe todos os diocesanos e fortalece a comunhão que os une; 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

– Externamente, para a Diocese de Navrongo-Bolgatanga, no Gana, como ajuda para o necessário e urgente apetrechamento do bloco operatório de um hospital por ela construído em zona rural particularmente carenciada. 

Sejamos realmente AGRADECIDOS nas ofertas que fizermos! »

PUB

Viana do Castelo, 14 de Fevereiro de 2018 – Quarta Feira de Cinzas 

† Anacleto  Oliveira 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas