Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Nota de Pesar pelo falecimento do ex-Presidente da Câmara Municipal, Germano Cantinho

É com profunda consternação que o Município de Vila Nova de Cerveira reage ao falecimento de Germano Cantinho, presidente desta autarquia entre 1982 e 1989, decretando dois dias de luto municipal.

Cidadão preocupado e envolvido na resolução dos problemas dos Cerveirenses, Germano Cantinho teve uma vida ligada à política e ao associativismo local.

Foi no concelho de Vila Nova de Cerveira que Germano Cantinho dedicou os melhores anos da sua vida à política local, tendo contribuído de uma forma decisiva e resiliente para o desenvolvimento do concelho.

Germano Cantinho foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira a 12 de Dezembro de 1982, pelas listas do PPD/PSD, cargo que exerceu até 1989. Do seu percurso político ainda faz parte o cargo de vereador nos mandatos 76/79 e 79/82, e após deixar a presidência, em 89/93; e ainda a eleição de Deputado da Assembleia da República, após ter concorrido às eleições intercalares de 2 de Dezembro de 1979, pelas listas da Aliança Democrática pelo círculo de Viana do Castelo.

PUB

O seu espírito dinâmico e altruísta surge intimamente ligado a várias coletividades do concelho, tendo mesmo desempenhado o papel de principal impulsionador.

Germano Cantinho foi Presidente da Direção do Centro de Recreio Popular de Cerveira e do Clube Desportivo de Cerveira. Assumiu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, e foi fundador da Liga dos Amigos da Santa Casa da Misericórdia do concelho. Foi igualmente um dos fundadores do Jornal Cerveira Nova, e benemérito da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira. Durante anos, foi empresário do setor textil, dando emprego a muitos cerveirenses.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Pelo seu papel bastante interventivo pela causa pública foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Concelhio em reunião de câmara de 1982, e a Medalha de Honra do Município em 2017.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira endereça as condolências à família enlutada e declara, a partir de hoje, dois dias de luto municipal.

PUB

Na fotografia, cedida pela família, Germano Cantinho surge com o então Presidente da República, Mário Soares, por ocasião da inauguração do ferryboat de Cerveira.

 

PUB
  Partilhar este artigo

2 comentários

  1. De facto, o desaparecimento da figura de Germano Lopes Cantinho, teve, entre muitas coisas, o condão de nos pôr a pensar, naquilo que ele foi enquanto autarca e aquilo que, na actualidade, vemos.
    E o que vemos, são uns vaidosos, gastadores, em beneficio próprio e nada interessados no progresso e bem-estar do seu povo.
    Montados em carros topo de gama, passeando à nossa custa, logo que obtém o poder, isolam-se nos seus casulos e passam a desconhecer quem os elegeu .São esses os actuais autarcas, com raríssimas excepções

  2. Pessoalmente, entrevistei-o., para o mensário “Serra e Vale”, no início da Bienal de Artesanato.
    A parte industrial e comercial todos conhecem.
    Que tenha tido o merecido lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas