Editorial

Os ‘Amigos de Sempre’ das autarquias
Picture of Manso Preto

Manso Preto

Partilhar

Todos os meses a comunicação social recebe comunicados das autarquias anunciando euforicamente que foram eleitas como os ‘Melhores Amigas’ do ambiente, do clima, das transformações climáticas, dos jovens, do mar, das praias, da terceira idade ou dos desamparados desta República tão benevolente e agradecida a uma casta política deslumbrada por tão tocantes reconhecimentos…

Já por várias vezes pedimos a algumas dessas autarquias que nos cedessem tais alegados estudos de forma a podermos avaliar os dados, inquéritos e respostas para tão magnânimas atribuições, mas…  em vão!

Após recorrermos a outras fontes alternativas onde consultámos essas empresas e tentarmos saber quem eram os seus fundadores, conseguimos apurar que se tratam de sociedades relativamente recentes, de jovens empresários de alguma forma ligados às Jotas partidárias de vários quadrantes políticos. Mais: são estas empresas que contactam as autarquias e, em troca de muitos milhares de euros por ajustes directos, recebem uma espécie de diploma, de imediato aproveitado pelas assessorias de comunicação que depois fazem chegar aos órgãos de comunicação social.

O povo, na sua ingenuidade, na maior parte, vai ‘bebendo’ do que lhe colocam à frente…

Veio à minha memória a história, ocorrida recentemente, de um amigo proprietário de um restaurante, todo ele radiante porque recebera uma carta de uma empresa de Barcelona em que a sua unidade de restauração tinha sido agraciada com um ´Prémio de Excelência’ pela qualidade de serviços, simpatia e profissionalismo. Feito o contacto telefónico para o país vizinho, conforme sugeri já meio desconfiado, logo o meu amigo foi informado da data da Gala, mas que a reserva tinha de ser feita para aquela empresa de que ninguém tinha ouvido falar, após a transferência de uma quantia ‘generosíssima’ de que não me lembro no seu valor, mas daquelas que não evitam um palavrão em surdina. Obviamente, a alegada Certidão de tão pungente distinção nunca chegou a ser impressa!

‘artistas’ para tudo, mas quando são os contribuintes a pagar e não sai bo bolso de quem nisso é conivente, é óbvio que procuram fazer de nós parvos…

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Quem oferece e quem divulga!

1 comentário

  1. Certíssimo senhor “Manso Preto” o senhor no Seu melhor! Agora “olhe para trás” e veja o que o senhor e o seu pessoal tem feito para comigo!
    Viva o “seu jornalismo” muitos e longos anos, mas de comentários este provavelmente será o do ponto final

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas