Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

PS esteve em Caminha a debater a Cultura, Património e Habitação

Reabilitação do Património e implementação urgente do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura foram os assuntos em destaque.

 w

Coube ao Teatro Valadares, em Caminha, receber mais uma sessão do Roteiro 100% Alto Minho, desta vez com um fórum dedicado ao tema da Cultura, Património e Habitação. Moderado por Tiago Brandão Rodrigues, o encontro contou com a participação de Isabel Pires de Lima, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Carla Magalhães, atriz e Diretora Artística da Companhia de Teatro Krisálida, Marina Gonçalves, atualmente a exercer funções de Secretária de Estado da Habitação, e Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha.

w

PUB

Num debate muito participado, apesar da noite fria, coube ao cabeça de lista do PS por Viana do Castelo lançar o mote da discussão ao defender que “a cultura deve ser inclusiva, abrangente e envolvente, cabendo ao Governo a promoção de políticas públicas orientadas para a acessibilidade e participação alargada de públicos e a sua ligação às instituições, obras e criadores”. Segundo Tiago Brandão Rodrigues, “o Estado deve proporcionar as condições para a criação e fruição cultural, bem como para a mobilização da sociedade para o investimento em bens culturais”.

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Isabel Pires de Lima começou a sua intervenção dando conta da necessidade de incrementar o ritmo de preservação e valorização do património, lembrando que “a cultura produz desenvolvimento e agregação comunitária”. Para a antiga Ministra da Cultura, “o treino de interpretar é que nos dá capacidade critica” e para que as pessoas sintam a interpelação das artes e dos espetáculos “só há uma via: mais cultura!”. Carla Magalhães trouxe, por sua vez, a visão dos artistas, técnicos, mediadores e promotores culturais, dando conta do trabalho da companhia de teatro que dirige como exemplo de envolvimento com a comunidade de Caminha e do Alto Minho, sem deixar de confessar que “o período pandémico não tem sido fácil de enfrentar”. A atriz, no entanto, apontou com otimismo o futuro, salientando que “a implementação urgente do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura já aprovado é um passo importante para a dignificação do setor e dos seus trabalhadores”.

w

PUB

Já Marina Gonçalves fez uma intervenção focada na problemática da Habitação, recordando o compromisso do PS em alavancar “um investimento de 50 milhões de euros no Alto Minho para construção e reabilitação de mais de mil habitações, de modo a dar melhores condições às famílias e apoiar a fixação de população”. A candidata natural de Caminha relacionou os diferentes temas em debate, considerando que “um bom trabalho em todas estas áreas contribui para a inversão do declínio demográfico da região e do país, apostando na melhoria da vida das pessoas e na sua realização pessoal”. Foi Tiago Brandão Rodrigues quem fechou a discussão, arriscando resumir o programa eleitoral do PS nesta área a seis prioridades que elencou como “a promoção do livro e da leitura, o património cultural, a criação artística, a promoção do cinema e do audiovisual, a descentralização e a internacionalização”.

w

O Partido Socialista continuará a realizar os Fóruns do Roteiro 100% Alto Minho ao longo dos próximos dias. Na sexta-feira coube aos Arcos de Valdevez receber uma sessão subordinado ao tema “Ambiente e Sustentabilidade” e, para o próximo domingo à noite, foi marcado um comício no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, que contou com a presença de António Costa, Secretário-Geral do Partido Socialista.

PUB

w

[[{“fid”:”60938″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

[[{“fid”:”60939″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

[[{“fid”:”60940″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”3″}}]]

PUB

w

Tiago Brandão Rodrigues convencido que não haverá prospeção e pesquisa de lítio na Serra d’Arga.

 w

Candidato socialista foi a São Lourenço da Montaria reunir com autarcas e a associação ambientalista Corema.

 w

O cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, esteve em São Lourenço da Montaria, concelho de Viana do Castelo, onde reuniu com vários autarcas de freguesia da área envolvente da Serra d’Arga e com dirigentes da Corema – Associação de Defesa do Património. Tiago Brandão Rodrigues, que se fez acompanhar dos candidatos Marina Gonçalves, José Maria Costa e Elizabete Rodrigues, teve ao seu lado Luís Nobre e Miguel Alves, presidentes de Câmara de Viana do Castelo e Caminha, respetivamente.

w

No encontro informal que decorreu no largo central da Montaria, Brandão Rodrigues fez questão de lembrar vários episódios de infância e juventude passados na Serra d’Arga. O socialista sublinhou que a Serra d’Arga nem sempre foi valorizada pelos poderes públicos e pelas pessoas do modo como acontece agora e “isso deve-se, em grande parte, ao trabalho articulado que os Municípios, Freguesias e associações ligadas à cultura, desporto e ambiente têm feito com a população local”. O líder da candidatura rosa não fugiu, no entanto, a um dos temas do momento.

“Quero ser muito claro: olhando para o Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar, tendo estudado os diferentes pareceres das autarquias do Alto Minho e de alguns especialistas, conhecendo bem a Serra d’Arga e os concelhos abrangidos pela possível pesquisa e prospeção de lítio, não vejo como pode ser possível pesquisar ou explorar lítio na nossa região” afirmou o courense. Perante o interesse dos autarcas e dos ambientalistas, Tiago Brandão Rodrigues não deixou margem para dúvidas, considerando que “pessoalmente, entendo que o potencial da exploração de lítio na Serra d’Arga é consideravelmente inferior ao valor natural – e até económico  – da biodiversidade que comprovadamente existe, ao valor da paisagem, da vivência comunitária, à valia turística do território e ao peso da cultura e das tradições associadas à região”.

w

O candidato do PS reconheceu que a decisão que se segue sobre esta matéria não é sua, nem é do Governo que sair das próximas eleições, mas não hesitou ao afirmar que “se a Direção Geral de Energia e Geologia fizer um raciocínio semelhante ao meu, certamente que não haverá pesquisa, prospeção e exploração de lítio no Alto Minho. É esta a minha profunda convicção”.

w

A comitiva socialista esteve durante o dia de ontem pelo concelho de Vila Nova de Cerveira onde visitou várias instituições. À noite teve lugar mais uma sessão do Fórum 100% Alto Minho, subordinada ao tema “A Cultura como instrumento de centralidade transfronteiriça”, que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e as intervenções de Sandra Gonzalez, Alcaldesa de Tomiño, Helena Pereira, Diretora Artística da Bienal de Cerveira e António Torres do Secretariado Técnico do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriço do Rio Minho.

w

[[{“fid”:”60955″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“4”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”4″}}]]

[[{“fid”:”60956″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“5”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”5″}}]]

[[{“fid”:”60957″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“6”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”6″}}]]

w

Tiago Brandão Rodrigues defende maior aposta na economia do mar

 w

Socialistas apontam Viana do Castelo como um exemplo na dinamização da “economia azul”.

w

Os candidatos do Partido Socialista estiveram esta terça-feira em Viana do Castelo, onde realizaram a penúltima sessão do Fórum 100% Alto Minho, subordinada à temática da economia do mar. No encontro que decorreu no Café Teatro do Teatro Municipal Sá de Miranda e foi moderada por Tiago Brandão Rodrigues, estiveram presentes os elementos da lista socialista, com destaque para José Maria Costa, antigo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

w

Com eles estiveram Luís Nobre, atual autarca da capital de distrito, Luís Paz da Silva, Presidente da Comunidade Portuária, Vítor Figueiredo, Board Member da West Sea, Miguel Silva, Diretor da CorPower Ocean e Portela Rosa, Diretor da Navalethes e da Vianapescas.

w

À margem de uma debate muito participado, Tiago Brandão Rodrigues deu nota da importância da discussão sobre o mar e todo o seu potencial, sem esquecer a complexidade que é articular objetivos ambientais, económicos e patrimoniais. O líder socialista não tem dúvidas em afirmar que “o potencial do mar só poderá ter concretização se os oceanos permanecerem sistemas sustentáveis e resilientes, de onde se possa explorar recursos de forma suficiente e eficaz, garantindo a sustentabilidade”, sendo também necessário olhar para “os problemas da erosão costeira, as dificuldades das comunidades piscatórias, o potencial das novas indústrias e a preservação do património natural e cultural das gentes ribeirinhas”. Para tanto, e sublinhando o potencial da “economia azul” para as populações e o desenvolvimento do território, Brandão Rodrigues apontou como exemplo Viana do Castelo, destacando o investimento feito pelo Governo e o Município “na preservação da orla marítima, no apoio dado às infraestruturas de pescas como no caso de Castelo de Neiva, na concretização dos acessos marítimos e rodoviários ao Porto de Mar e as parcerias com as empresas ligadas às indústrias renováveis”. O actual Ministro da Educação defende um reforço na aposta na economia do mar e socorre-se do programa eleitoral do PS para lembrar propostas como “a concretização da Estratégia Nacional para o Mar 20/30, o aprofundamento da relação entre indústria, as universidades e os centros de investigação para reforçar os clusters empresariais e tecnológicos existentes, a promoção da reindustrialização dos setores tradicionais através da biotecnologia azul, o desenvolvimento de novos produtos de mar e a criação de unidades fabris que aproveitem e valorizem os subprodutos de pesca e aquicultura, a aposta nas energias renováveis oceânicas e o apoio à pesca, aos pescadores e à aquicultura sustentável”.

w

A agenda de trabalho dos candidatos socialistas prossegue hoje com encontros com a população em Arcos de Valdevez e Caminha durante a manhã, deixando a tarde e noite para Ponte de Lima, onde serão visitadas várias instituições e onde decorrerá a última sessão do Fórum 100% Alto Minho, subordinada ao tema Desporto e Atividade Física, que terá lugar no auditório municipal e contará com a presença de Pedro Armada, candidato limiano da lista de efetivos socialistas , Jorge Silva, Presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Ponte de Lima e a intervenção dos convidados João Carlos Gonçalves, dirigente do Clube Náutico de Ponte de Lima, Vítor Costa, Coordenador Técnico da Escola Desportiva Limiana, e Jaime Matos, Presidente da Direção da Associação Desportiva “Os Limianos”.  

w

[[{“fid”:”60984″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“7”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”7″}}]]

[[{“fid”:”60985″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“8”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”8″}}]]

[[{“fid”:”60986″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“9”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”9″}}]]

[[{“fid”:”60987″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“10”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”10″}}]]

w

Comício Festa do Partido Socialista

  w

Ontem quinta-feira, dia 27 de janeiro, pelas 21h00, realizou-se um Comício Festa do Partido Socialista  no Centro Cultura de Paredes de Coura.

 w

Neste Comício Festa marcou presença Tiago Brandão Rodrigues, cabeça de lista pelo Alto Minho, bem como os restantes candidatos do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

 w

[[{“fid”:”60988″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“11”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”11″}}]]

w

Estado mobiliza 8 milhões de euros para investimentos em equipamentos sociais no Alto Minho

w

Tiago Brandão Rodrigues elogia trabalho das instituições da área social e sublinha apoio do Governo ao distrito já em 2022.

w

Tiago Brandão Rodrigues visitou na manhã de quinta-feira duas das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Caminha que avançarão com novos investimento, já este ano, ao abrigo do financiamento obtido no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) lançado pelo Governo.

w

O cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, teve a oportunidade de conhecer o projeto da APPACDM de Viana do Castelo que irá transformar a antiga escola primária de Vilarinho, em Vila Praia de Âncora, num Centro de Atividades e de Capacitação para a Inclusão para apoio a jovens e adultos com deficiência intelectual e visitou, sempre ao lado de Marina Gonçalves (caminhense que também é candidata à Assembleia da República) as instalações do Centro de Bem-Estar Social de Seixas que também vai arrancar com obras de beneficiação da sua Estrutura Residencial para Idosos.

w

O candidato do PS lembrou “as diversas instituições de apoio social que temos vindo a visitar por todo o distrito e da alegria que é perceber que, só em Caminha, teremos três investimentos a avançar já este ano, nas áreas de apoio à velhice e à deficiência, cumprindo com a vontade das pessoas e o interesse do Município”. Brandão Rodrigues não deixou de reconhecer “que há muito a fazer nesta área, seja na requalificação dos equipamentos, seja na valorização do trabalho dos técnicos e das instituições no apoio às pessoas e às famílias” mas não quis deixar de sublinhar que “em 2022, graças à concretização da nova versão do programa PARES, o Estado vai financiar projetos de onze instituições do Alto Minho com cerca de oito milhões de euros que, de outra forma, nunca conseguiriam avançar para obras numa altura tão delicada da nossa vivência coletiva”.

w

O líder da candidatura distrital do PS elogiou a dedicação das famílias e, sobretudo, dos cuidadores informais, o trabalho das direções e trabalhadores das diversas instituições e sublinhou a capacidade de resposta que o Estado conseguiu dar neste período pandémico mas afirma que é preciso fazer mais. Para Tiago Brandão Rodrigues, “é preciso alargar e qualificar as respostas na área da saúde mental e é necessário reformar políticas que contem com os cidadãos seniores. Não se trata só de melhorar as infraestruturas, trata-se de preparar os sistemas de emprego, saúde e proteção social para lidar com as consequências e os novos riscos do envelhecimento. Por um lado, é preciso acelerarmos as políticas públicas que operam de modo preventivo sobre as questões do envelhecimento, da Educação à Saúde; por outro lado, é essencial impedir práticas discriminatórias em função da idade e prevenir casos de violência contra pessoas idosas. O que não podemos é recuar para um tempo de austeridade que desinveste no serviço público ou escancarar as portas ao liberalismo selvagem que apenas olha aos números, incentivando o crescimento de desigualdades” rematou o atual Ministro da Educação.

w

A comitiva socialista tem-se desdobrado em iniciativas por todo o distrito, mantendo ações simultâneas em diferentes locais do território. O destaque desta quinta-feira vai para o comício que terá lugar no Centro Cultural de Paredes de Coura, a partir das 21.30h, que contará com as intervenções de Vítor Paulo Pereira, Presidente da Câmara de Paredes de Coura, Miguel Alves, Presidente da Federação Distrital do PS e Tiago Brandão Rodrigues.

w

[[{“fid”:”61013″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“12”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”12″}}]]

[[{“fid”:”61014″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“13”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”13″}}]]

[[{“fid”:”61015″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“14”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”14″}}]]

[[{“fid”:”61016″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“15”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”15″}}]]

[[{“fid”:”61017″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“16”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”16″}}]]

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas