Ao vivo em Lisboa, a Presidente do Parlamento Europeu vai gravar um episódio especial do videocast da FFMS «Isto não é assim tão simples», numa conversa com José Maria Pimentel sobre a participação política dos jovens.
Roberta Metsola vai, de seguida, responder diretamente a questões colocadas pelo público jovem, promovendo uma reflexão conjunta em torno da importância da participação política e eleitoral dos cidadãos.
No dia 1 de dezembro, às 17h00, no MAAT Central (antiga Central Tejo), a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, marcará presença num evento da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) centrado no tema da participação política dos jovens. «Jovens e política, não é assim tão simples» será o mote do episódio especial do videocast da FFMS «Isto não é assim tão simples» que Roberta Metsola protagonizará, numa entrevista conduzida pelo podcaster e economista José Maria Pimentel. A esta conversa segue-se uma sessão de perguntas e respostas com o público presente sobre os temas em discussão.Eleita em janeiro de 2022, Roberta Metsola tornou-se, aos 43 anos, a Presidente do Parlamento Europeu mais jovem de sempre, e a terceira mulher a deter este cargo desde as primeiras eleições europeias, em 1979. É, também, a primeira cidadã de Malta a presidir ao Parlamento Europeu.
PUBUma democracia saudável e dinâmica depende, em grande medida, da participação política e eleitoral dos cidadãos, e esta, para além de estar em declínio na generalidade dos países europeus, tende a ser mais fraca entre os jovens do que noutras faixas etárias. Com a presença da Presidente do Parlamento Europeu neste evento, a FFMS oferece a oportunidade de aprofundar a reflexão sobre as melhores formas de aumentar o interesse e envolvimento político dos mais jovens, em particular nas próximas eleições europeias, em junho de 2024.
Entre outras questões, esta tarde procurará dar resposta às seguintes: Como podemos transformar outras formas de participação – tais como petições, protestos ou boicotes – em votação? A democracia representativa deveria ser reformada para atrair as próximas gerações? Como podemos assegurar que os mais qualificados e competentes se interessem pela carreira política?
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
A entrada neste evento é gratuita, mediante inscrição prévia em ffms.pt, e os lugares são limitados. O evento será conduzido em inglês, estando disponível tradução simultânea para português.