Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Rotary Club “uma filosofia de vida com amor” – Uma associação que conecta o mundo

bendeira_lema

Foi na passada sexta-feira, 8 de novembro, que o Clube Rotary de Ponte da Barca recebeu a visita do Governador do Distrito 1970, José Luís Carvalhido da Ponte que aproveitou a visita ao Concelho para conhecer algumas das empresas mais afamadas da vila , visitando de igual forma, o agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, onde teve a oportunidade de dar uma conferência aos alunos do décimo ano.

A conferência versou acerca da filosofia do Rotary Club e o lugar que a associação ocupa na luta contra as desigualdades sociais.

 

A visita contou com a presença dos antigos presidentes do Rotary Club de Ponte da Barca, bem como do atual Presidente, António Sérgio Cabral, quem presidiu a visita. O Governador, natural do Concelho de Viana do Castelo, teve a oportunidade de confraternizar com alguns dos seus companheiros de clube, fazendo uma visita à casa Lopes e Silva, onde foi recebido pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro Magalhães, José António Silva, quem também é Rotario, e quem aproveitou a visita para deixar uma lembrança ao Governador para assinalar o seu passo pelo Concelho “e por tão agradável visita”, afirmou.

PUB

 

Para António Sérgio Cabral, presidente do Clube de Ponte da Barca “foi um dia muito especial para o Rotary Ponte da Barca pela visita do Governador do Distrito 1970 ao nosso clube, e nesse âmbito, o Governador quis vir à escola para explicar um bocado à comunidade escolar aquilo que é o movimento Rotário. O objetivo é tentar fazer perceber à comunidade escolar aquilo que o Rotary a nível internacional, pode fazer para melhorar a vida das pessoas. No fundo, isto foi uma nota introdutória, no sentido de semear esta vontade de querer fazer melhor, querer fazer mais, junto da nossa comunidade. A visita do Governador é importante porque conseguimos mostrar à comunidade, o que é o Rotary”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

O Rotary é uma associação de profissionais que dedicam os seus distintos talentos a causas sociais para transformar comunidades, e por isso “faz todo o sentido visitarmos empresas que já têm uma larga história de sucesso e trabalho no nosso Concelho, e de igual forma, sermos recebidos pela Câmara Municipal devido a esta ligação que nós temos às associações a nível local”, concluiu António Sérgio Cabral.

PUB

O Governador, e demais membros do Clube Rotário de Ponte da Barca, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, quem aproveitou a oportunidade para deixar umas palavras “a visita do Governador a uma secção dos Rotários é sempre um momento importante e alto, porque aqui podemos, ao vivo, ouvir as linhas de atuação desta que é uma grande instituição. Foi nestas minhas funções que eu comecei a conhecer e a sentir a dimensão, o empenho, a determinação de um grupo de pessoas que se junta não para conversar, ou para um almoço, ou um jantar, mas para discutir, refletir e ajudar a criar uma sociedade melhor. E é isto que os Rotários fazem. Olhar duma forma mais próxima para aqueles estratos sociais que necessitam de mais atenção. Assim, demonstro a minha vontade e a solidariedade que a Câmara Municipal tem em todos os projetos que achemos fazer por bem realizar em conjunto. Só assim é que se consegue mudar a vida de alguém, com parecerias”, concluiu.

 

PUB

Já para o Governador do Distrito 1970, José Carvalhido da Ponte “aquilo que o Rotary faz é dar de nós, sem pensar em nós, busca saber o que é que importa aos outros. Busca saber o que é que os outros querem, e não lhes impinge aquilo que para cada um de nós é o importante. Porque o que é mais importante para cada um de nós, pode não o ser para outra pessoa a quem, eventualmente, queiramos ajudar. Esta é a nossa tarefa, darmos de nós, do nosso tempo, da nossa competência, do nosso dinheiro, mas darmos na medida que os outros precisam”.

 Por isso para o Governado o lema ‘Rotary conecta o mundo’ é tão verdadeiro e importante “este é o Rotary de homens e mulheres que vão ao terreno procurar perceber quais são as necessidades no terreno. É isso o que nós fazemos quando visitamos IPSS’s, quando as levamos ao clube, quando vistamos escolas, é isso que nós queremos fazer. Tentar perceber o que faz que os outros chorem ou se riam, com que sonhem ou não sonhem, e a partir daí, identificamos causas, porque não há Rotary sem causas”.

PUB

O Rotary Club de Viana do Castelo, sob a alçada do Governador, Carvalhido da Ponte, tem feito um trabalho de acompanhamento e requalificação de isnfraestuturas na região de Cacheu/ Guiné Bissau, com o intuito de conseguir oferecer ás crianças daquela aldeia a possibilidade de ter mais e melhor educação, assim, está projetado a criação de um Jardim de Infância para Cacheu, onde os jovens em idade de creche e /ou jardim de infância, encontrem respostas sociais para as suas necessidades  e consigam ter um processo de sociabilização e aprendizagem bastante mais humano e ameno.

 

Este projeto, apresentado pelo Rotary Club de Viana do Castelo, será assumido pelo D. 1970 e terá como parceiros (apoio logístico): Rotary Club de Arcos de Valdevez, Rotary Club de Bissau e ACGB. Sendo que também serão pedidos apoios á Câmara Municipal de Viana do Castelo, alguns Rotary Clubs do D.1970, fora de Portugal e empresas que queiram ofertar materiais. 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas