Editorial

UMA AULA MAGISTRAL
Picture of Joaquim Letria

Joaquim Letria

Joaquim Letria

Professor Universitário

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Marcelo Rebelo de Sousa deu uma aula sobre cidadania na actual Telescola, transmitida pela RTP. Tal como um aluno diligente assisti à aula do Chefe do Estado. E gostei muito. Pelo conteúdo da mensagem, pela forma de apresentação e pelo que este simples gesto encerra. Foi uma aula magistral.

Aprendi alguma coisa nova? Talvez não, mas arrumei ideias, confirmei juízos e apreciei a atitude do Presidente da República ao se disponibilizar a colaborar numa aula para os portugueses mais jovens e para aqueloutros, como eu, que admirando-o fizeram questão de assistir. https://www.youtube.com/watch?v=BptdR-W893o

Como se poderia esperar, surgiram logo os críticos a dizer mal. Natural. E o que é que eles dizem? Antes de mais que Marcelo nem a Telescola desdenha para fazer a sua campanha eleitoral. Depois, que os jovens alunos, coitados, tiveram de aturar o Presidente a falar de coisas fora do currículo das disciplinas que ali estudam por aquele meio de ensino à distância. E disseram mais umas coisas que o bom senso e a boa educação aconselham a não reproduzir. Imagino o chorrilho das redes sociais… 

Que mais posso eu acrescentar? Bom, para começar que Marcelo falou, dum modo muito interessante, da vida, das dificuldades e das experiências de vida que os mais jovens estão a ganhar para toda a sua existência ao viverem os tempos difíceis que atravessamos sem fim à vista e, perante tal realidade qual o espírito e o comportamento que os deve marcar. Coisas de que muitas vezes pais e professores se esquecem de falar.

Marcelo não fez campanha, foi didáctico e interessante, como de resto sempre foi na sua vida de Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. E comunicar também nunca foi um problema para ele, como nos podemos recordar dos seus comentários durante anos na TV.

Houve ainda quem dissesse que a experiência da Telescola actual vai tão mal que teve de recorrer à ajuda de Marcelo neste acto de propaganda. Nada mais falso: o êxito das aulas do tele ensino é tal que ultrapassa as audiências do programa da Cristina Ferreira e do Manuel Luís Goucha.

Para terminar, deixem-me que lhes diga que trabalhei anos com o Presidente Eanes, de quem fui porta-voz, e conheço alguma coisa da vida da Presidência da República. Não votei em Marcelo, de quem sou amigo pessoal, mas entendo que é um extraordinário e raro Chefe de Estado. E deixem-me acabar como comecei: a aula de Marcelo na Telescola foi uma aula magistral!

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas