Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Arcos de Valdevez: orçamento do Município para 2018 “rondará os 27 milhões de euros”

A proposta de orçamento para 2018 que o executivo municipal de Arcos de Valdevez deverá levar a apreciação, na próxima sexta-feira, 10 de novembro, “rondará os 27 milhões de euros”, segundo adiantou o presidente da Câmara Municipal. Devido à adjudicação de dois projetos (abastecimento de água) no ano em curso, terá de ser feita uma retificação ao orçamento de 2017.

 

Olhando para o “bolo” das despesas, as correntes cifrar-se-ão entre 13,5 e 14 milhões de euros, valor totalmente financiado pela receita corrente, rubrica que libertará, ainda, vários milhões de euros para despesas de capital. No seguimento das prioridades estabelecidas desde 2013, o plano, por conta do passivo financeiro, prevê, de igual modo, uma amortização de 1 milhão de euros, valor relativo a um empréstimo.

O esboço do projeto de orçamento, que foi apresentado sumariamente, em tempos recentes, pelo edil João Manuel Esteves, no que à economia diz respeito, “consolida a política de atração de investimento”, “apoia a competitividade com intervenções nos parques empresariais”, “favorece o desenvolvimento” das principais fileiras produtivas locais e prevê “a aquisição de terrenos para ampliação dos parques empresariais”.

PUB

Em paralelo, na decorrência dos orçamentos executados em anos anteriores, o de 2018 “reforça a estratégia de desenvolvimento sustentável”, “promove a aposta em candidaturas relacionadas com a eficiência energética” (iluminação pública e em edifícios), realça a importância da “qualificação/empregabilidade da população”, “incrementa/fomenta projetos” em áreas consideradas estratégicas (cultura, turismo e ambiente) e “intensifica a parceria com as juntas de freguesia, o movimento associativo, a Cooperativa Agrícola e a ACIAB”.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Rede Wi-Fi grátis em centros históricos

O Município vai dotar os centros históricos de Arcos de Valdevez e de Soajo com rede Wi-Fi grátis, em 2018. É uma das iniciativas que constam do plano plurianual de investimentos.

PUB

Esta ação, integrada na política de promoção do turismo, visa a oferta de informação digital em zonas de maior fluxo turístico, permitindo aos visitantes (e residentes) a utilização da rede Wi-Fi de forma gratuita e o acesso a um grande leque de conteúdos, maximizando, por conseguinte, a experiência dos turistas neste território.

Para lá do fim turístico, a iniciativa tem em vista a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e o desenvolvimento socioeconómico.

 

PUB

Aquisições, investimentos e intervenções

A aquisição de equipamento informático, o investimento em infraestruturas básicas (abastecimento de água, saneamento e mobiliário para resíduos sólidos urbanos), a execução de intervenções no parque pré-escolar e na Escola Básica 2,3/S de Arcos de Valdevez (1,4 milhões de euros de investimento global na área da educação), a construção do parque de autocaravanismo e a realização de empreitadas relacionadas com espaços urbanos e jardins são algumas das rubricas referentes ao “pacote” de despesas para o exercício de 2018.

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas