Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Homenagem ao Comandante nos 236 anos dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo

Presidente da Direcção e Comandante dos Bombeiros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou ontem, no dia em que os Bombeiros Municipais assinaram 236 anos, o Comandante Martinho Gomes de Campos, numa sessão onde lhe foi atribuído o Crachá de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses pelo seu serviço de mais de 45 anos com exemplar comportamento.

As comemorações de aniversário incluíram assim uma homenagem ao anterior comandante da corporação, agora aposentado, que começou a sua atividade profissional em Viana do Castelo a 18 de outubro de 1974, com a categoria de Bombeiro-Motorista e em 7 de dezembro de 1979, foi nomeado Bombeiro Municipal de 2ª. Classe, em 9 de abril de 1992, nomeado Bombeiro Municipal de 1ª. Classe e em 31 de janeiro de 1997, nomeado Subchefe da carreira de Bombeiro Municipal. A 5 de julho de 1999, por despacho do Presidente da Câmara passou a assegurar as funções de comando, por impedimento do anterior comandante. Em 02 de agosto de 2001 foi nomeado na categoria de Chefe da carreira de Bombeiro Municipal, continuando a exercer as funções de Comandante até ao dia 1/6/2015, data do último dia de funções.

PUB

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O corpo tem uma estrutura profissionalizada, possuindo veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas