Editorial

Piza Política
Picture of Daniel Jorge

Daniel Jorge

Partilhar

A moderadora agradeceu aos dois políticos, que ainda discutiam, pelas suas presenças no debate, e a transmissão parou. E assim têm sido os últimos dias, dias de incertezas e dúvidas em relação ao futuro do país.

O ato de votar é um ato responsável e ao mesmo tempo o contrário. Mas isso é, na generalidade dos casos, algo subjetivo. Se todos tivéssemos a mesma opinião política relativamente a tudo, a sociedade não funcionaria corretamente. É essencial a existência de ideologias e valores díspares, e essa diversidade política e ideológica é o que torna a democracia algo tão precioso.

E votar é um ato responsável por se ter a capacidade de poder eleger alguém que se considera minimamente capaz de representar um país inteiro. É como abrir uma caixa de uma piza dividida em várias fatias de diferentes aspetos e só se poder comer uma única fatia. Não gosto de ananás na piza, então sei que a fatia com ananás é a pior. E digo o mesmo em relação à que tem azeitonas. Não suporto azeitonas. O que gosto mesmo é a de bacon, essa sim é que é mesmo boa. Porém, ao escolher a de bacon, reparei que ela não sabia bem, estava dura e fria. Escolhi-a e agora tenho de arcar com as consequências e comer a fatia inteira para não passar à fome.

A democracia é, por isso mesmo, uma piza. E prefiro muito mais isso do que ter uma piza que só seja completamente de ananás ou de azeitonas.

Ora, mesmo que por fora algumas pareçam melhores, há fatias que devem ser olhadas com mais cautela, como a de bacon. São as que chamam logo a atenção com a sua disposição e aparência chamativa. Destacam-se no meio das restantes. Mas, na verdade, o seu sabor e a sua consistência era de qualidade medíocre. Já a acabei e sinto-me arrependido por não ter ido para a de cogumelos.

Os políticos também devem ter as suas escolhas preferidas nos tipos de piza. Espero que o político que vou votar não goste de azeitonas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

2 comentários

  1. Que artigo tão engraçado e so mesmo tempo pedagógico. É isso nesmo, há que estudar muito bem o que cada candidato se propõe fazer e nesmo assim ………
    Parabéns Daniel por seres um ser pensante.
    Beijinhos
    Elisabete Rodrigues

    1. Uma perspetiva interessante…
      E , já agora, eu comi a fatia de cogumelos. n
      Fiquei indisposta.?
      As fatias estavam pouco apelativas…
      Beijoca,Dani Love.
      Anna

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas