Vanessa Reitor
Directora-adjunta
É uma pergunta que achamos de fácil resposta. Mas será que realmente todos percebem quanto vale o nosso trabalho? Há já algum tempo, enquanto navegava pela internet, encontrei uma frase que chamou a minha atenção: “não diga o seu preço antes do cliente entender o seu valor”! Confesso que fiquei a pensar sobre o assunto e acho que nesta frase está o segredo para nos transformarmos em melhores profissionais.
Quando fazemos o nosso trabalho, recebemos monetariamente o preço que ele tem. Mas será que realmente somos pagos pelo valor do nosso trabalho?
A confusão está ali e a injustiça também. Muitas vezes o valor dum trabalho, fica muito aquém daquilo que realmente se recebe depois de o fazer. Quando o efetuamos não estamos só a dispor de tempo e conhecimento para o fazer; estamos a investir – também – dedicação, esforço, entrega e por vezes sacrifício.
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São investimentos difíceis de demonstrar, não são palpáveis, mas sem dúvida são fatores que determinam a qualidade. Muitas vezes o nosso trabalho vai muito mais além do próprio trabalho.
O valor está a ser substituído pelo preço e, assim, entramos na correria pelos orçamentos que nos ofereçam o melhor, sempre o melhor, mas pelo mais baixo preço possível, sem paramos para pensar que a qualidade e – acima de tudo – o profissionalismo e excelência também devem ser pagos, porque no fim são esses os fatores que determinam o sucesso e a satisfação.
Aprendamos então que nem todo o preço é justo para pagar o valor do trabalho! E as consequências, para o bem ou para o mal surgem – para mal dos ‘pecados’ de alguns ‘pregadores de promessas’…