Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Reflorestação vandalizada e espigueiros ao abandono em Soajo

“Correu mal” uma pequena ação de florestação na encosta da Várzea (Soajo). Das cerca de oitenta árvores plantadas no passado dia 21 de abril, entre carvalhos, bidoeiros, abetos e castanheiros, “cerca de trinta foram arrancadas [por desconhecidos]” no dia seguinte, segundo uma fonte dos Sapadores afetos aos Baldios. A vedação lá montada, para impedir a entrada de gado errante, foi removida e retorcida, sobretudo na sua base inferior.

“Numa altura em que se aproximam as eleições para os Baldios [7 de maio], este ato de maldade é uma vergonha”, denuncia a presidente do Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Soajo, Cristina Martinho, que promete apresentar queixa-crime contra desconhecidos e dar conhecimento desta ocorrência ao ICNF, que cedeu as árvores, algumas das quais, após este ato de selvajaria, acabaram enredadas na vedação.

A maioria das plantas extirpadas encontrava-se na linha das estacas que amarra(va)m a vedação ao solo. À margem deste crime contra o património, que é de todos, também a deposição de lixo (sacos, garrafas, latas…), nas cercanias desta mancha, vem reforçar o clima de revolta que se vive no território, que é o “pulmão” do (único) Parque Nacional.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

Espigueiros ao abandono

É impossível não reparar no património que está em ruínas… O aglomerado de espigueiros que embeleza(va) o núcleo rural da Várzea – em redor de paisagens que mais parecem saídas de um bilhete-postal – está a ficar bastante descaracterizado.

PUB

Se nada for feito para preservar os espigueiros, corre-se o risco de ver desaparecer este valioso património, algo que está a acontecer noutros lugares, nomeadamente em Vilar de Suente (Soajo).

De referir que, há escassos meses, estas construções ancestrais da Várzea, sem o estatuto de património classificado, se encontravam cobertas de mato, entretanto removido.

 

PUB

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas