Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Notícias de Seixas

Notícias de Seixas

Pescadores de Seixas isentos de taxa
Esta decisão não é nova, pois já no ano passado foi colocada em prática. Os pescadores de Seixas devem pagar uma taxa devida à utilização das barracas de aprestos nessa mesma freguesia, no entanto o município caminhense voltou a isentá-los.
Mas estes pescadores fizeram sentir a necessidade de se efectuar uma limpeza da doca. «complexo», considerou Miguel Alves, presidente da câmara de Caminha, acrescentando depois que «cuja solução poderá ser encontrada no âmbito de uma candidatura transfronteiriça, já em curso».
O líder do executivo caminhense, também, criticou o que no passado se fez, concretamente «não se tenha percebido a dinâmica das marés e se tenham tomado más decisões, que implicaram investimentos, sendo agora necessário voltar a investir para resolver problemas que subsistem» e que a Câmara optou por um projecto mais abrangente.

Projectos para Seixas
Manuel Vilares, presidente do Centro de Bem-Estar Social de Seixas, lembra e lamenta que «Seixas foi a capital do hóquei em patins e que esta prática e tudo o que a ela estava associado fossem “transferidos” para outra freguesia, onde o Executivo anterior teve de fazer um investimento maior do que teria sido necessário em Seixas». Referiu, ainda, sentir-se como que “atraiçoado” e com um problema agravado: as instalações desportivas não foram recuperadas e agora estão a degradar-se ainda mais. A necessitar de recuperação também está a antiga Casa de São Bento, onde se pretende criar um espaço multiusos, que acolha o espólio que a colectividade guarda, mas sobretudo para que se possa utilizar, reanimando assim o rancho folclórico.
Mais uma vez Miguel Alves concorda que ambos os casos se justifica o melhoramento e a reconversão dos espaços, mas «só será possível com recurso a fundos comunitários e que terá de ser avaliada em conjunto».

Dois anos e meio de muita obra
Em virtude de esta ser uma reunião descentralizada na freguesia de Seixas, o presidente da junta, Rui Ramalhosa, aproveitou a ocasião para enaltecer a freguesia e «caraterizando-a como um “anfiteatro natural” marcado pela beleza de muitas edificações, assim como das igrejas e capelas, dos cruzeiros, dos seus tanques e fontanários. Por ser também terra de pescadores e por ter na zona ribeirinha um espaço de grande potencialidade». Este edil enumerou a obra realizada em Seixas, como seja: a renovação do tanque do Castanhal, repavimentação do piso no Cais de São Bento, renovação do depósito e tanque da Cabreira, análise de águas de fontes estratégicas de Seixas, reparação das águas pluviais no bairro social de Coura, limpeza do arboreto do Feital, limpeza da floresta e caminhos florestais, pintura do edifício da Assembleia de freguesia, intervenções de manutenção da Casa Mortuária de Seixas, renovação do piso da Travessa do Forno da Cal – Rabusca, pintura e arranjo do cemitério, obras de manutenção dos Coretos de São Bento e Sra. Consolação, colaboração no abate de 35 ninhos de vespa asiática em seixas, alargamento na Rua da Cabreira, repavimentação e renovação da rede de água, repavimentação da Rua da Seara e obras da Ecovia Seixas – Lanhelas. Resultado de dois anos de obra …

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas